Início » Aprenda a plantar e cuidar de pimenteira em casa

Aprenda a plantar e cuidar de pimenteira em casa

Tem algo mais prático para fazer que tenha à sua disposição os temperos para os seus pratos? Isso significa estar dentro da própria casa, não pode ser quintal, na varanda ou até na cozinha. E uma das duas estações mais apreciadas é a pimenta, aliás, pimenta é bonita! Mas você sabe como cuidar dela? Abaixo vamos contar tudo sobre como cuidar da pimenteira orgânica!

CICLO DE VIDA E TIPO DE SOMENTE PARA PIMENTEIRA

Como as pimentas têm um ciclo médio anual. Uma colheita começa aos 90 dias para as espécies anteriores e 120 dias para as posteriores. Produzem por conta própria mais flácidas, ou seja, menos compactadas e com melhor drenagem. Eles não toleram terras inundadas, são muito sensíveis. Portanto, plantar sozinho mais argila favorece o acúmulo de água.

CUIDADO COM A ÁGUA

As pimentas precisam de mais água durante a floração e frutificação, mas não em excesso.

Para o plantio em vasos, recomenda-se não triturar as folhas. Basta colocar água não só no copo sempre nas horas mais frescas do dia (ao amanhecer ou não no final da tarde). Pois, ou excesso de água, principalmente nas folhas, favorece o aparecimento de doenças causadas por fungos e bactérias.

Outro ponto super interessante é que a água até certo ponto aumenta a queima das pimentas devido à elevação da concentração de Capsaicina, substância responsável pela queima.

LUMINOSIDADE

Pimenteira gosta de sol! Uma área de plantio local deve receber pelo menos 6 horas de sol por dia e temperaturas acima de 35 graus afetarão a floração e a frutificação. O tempo ideal é de 21 a 32 graus.

PLANTIO ADUBAÇÃO

Para plantar em recipientes como vasos ou floreiras, recomenda-se que tenham no mínimo 3 litros de capacidade. As raízes se desenvolverão melhor e a produção de pimentas aumentará. Em geral, use 2 partes de solo para 1 parte de adubo orgânico, ou então, 70% de solo para 30% de adubo orgânico (esterco de galinha, húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bovino curtido).

ADUBAÇÃO DE COBERTURA

Basta aplicar sem vidro a cada 60 dias 100 g de húmus de minhoca ou 150 g de esterco de galinha ou, ainda, 200 g de esterco bovino.

COLHEITA

As pimentas podem ser verdes ou maduros, isso vai depender da finalidade. Mais atenção, a colheita só deve ser colhida quando mais de 80% da casca for vermelha ou amarela de verão, dependendo da cultura do pimentão.

CONTROLE DE INSETOS

A ideia é ter um cultivo orgânico, então não aplique nada químico! Os insetos mais comuns neste caso são pulgas, leitões e tripés, para lidar com eles, siga os cuidados recomendados:

  • Evite inundações ou sozinho;
  • Manter ou apenas cobrir;
  • Faça uma rota de plantio, utilizando diferentes espécies no mesmo ambiente;
  • Foi plantado para pequenas compensações fazendo ou controlando manualmente dois insetos, retirando as partes atacadas;
  • Não use aditivos químicos sintéticos, isso acaba atraindo mais pragas;
  • Use produtos naturais ou controle dois insetos.

Veja Mais!

Fonte: Vida de Rancho

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021