Início » Aprenda como plantar mamão em vaso e produzir frutos

Aprenda como plantar mamão em vaso e produzir frutos

Seguindo todas essas recomendações, o mamão pode dar muitos frutos por cerca de dois anos.

Quase qualquer tipo de fruta pode ser cultivada em um vaso, incluindo pés de mamão. Você já pensou em plantar um mamão em casa, mesmo que não tenha quintal para plantar, ainda dá para colher a fruta todos os anos? Sabendo que isso é possível, veja agora como é feito.

Como cultivar mamão em vasos

Pode parecer um processo complicado, mas plantar mamão em vasos e fazer o resultado é mais fácil do que você imagina. Para dicas e instruções passo a passo do canal Pomar e Horta em Vasos, veja a seguir.

Variedades de mamão cultivadas em vasos

Para plantar mamão em vaso e frutificar, o primeiro passo é pegar um mamão maduro e separar algumas sementes. Escolha frutas de alta qualidade, muito bonitas e maduras.

O melhor tipo para crescer em vasos é o mamão Papaya, que é menor, então os pés suportam melhor os frutos menores. Além disso, do mamão você não terá mamão macho infrutífero. Portanto, o novo plantio é fácil no futuro. Ele também tem a vantagem de não exigir tantos nutrientes quanto outras variedades de mamão.

Prepare o vaso

Primeiro, você pode pegar uma garrafa pet de 3 litros e cortar a tampa. O mamão tem raízes muito longas, por isso precisa de espaço para começar a crescer. Encha esta garrafa com terra boa, bem drenada e rica em matéria orgânica. Lembre-se de fazer furos no fundo da garrafa para drenar a água.

Plantar

Lave cerca de 3 sementes para retirar o filme que as cobre, a seguir coloque-as no chão, no mesmo frasco, uma ao lado da outra. Não há necessidade de enterrar profundamente, apenas uma depressão de meio dedo esquerda e direita, coloque as sementes e cubra cerca de 2 cm de solo, sem necessidade de espremer.

Rega e manutenção

Depois de cobrir as sementes com terra, regue-as e coloque os vasos em local ensolarado e bem iluminado. Você pode tomar sol diretamente, desde que o solo esteja sempre úmido. Para ajudar, você pode espalhar uma camada de folhas secas ou casca muito clara no solo, pois isso ajudará a prevenir a perda de umidade.

Transplante

Depois de cerca de 30 dias, seu mamão já é muito grande, com um tronco de quase 1 metro e folhas crescendo no topo. Antes, quando os novos brotos estiverem firmes, pode-se preparar um vaso de 60 litros, usar o mesmo solo leve e fértil para transplantar as mudas e ficar atento à preservação das raízes.

Adubação

Não se esqueça que seu mamão precisa ser fertilizado a cada 3 meses para promover os frutos. Em seguida, use esterco de vaca curtido, cinzas queimadas, farinha de ossos e húmus de minhoca para fertilizar, cada fertilizante tem 200 gramas. Se você preferir usar fertilizantes químicos, use cerca de 200 gramas de NPK 10-10-10 a cada 3 meses. Tenha cuidado para não exceder a dosagem porque as plantas vão queimar.

Frutificação

Depois de cuidar do seu mamão por cerca de 3 meses, ele já tem um tronco mais grosso, muitos galhos e folhas, e vai começar a florir bem pequenininho. Em outras palavras, os resultados iniciais são muito rápidos.

Fim da colheita

Com todos esses cuidados, você poderá colher mamão por cerca de 2 anos. Depois disso, mesmo ao fertilizar o solo, a planta começou a ficar frágil, com poucas folhas porque havia dado o que tinha para dar. Portanto, comece a usar as sementes das colheitas para plantar novos pés.

Veja Mais!

Fonte: Aqui na roça.

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021