Início » Aprenda como cultivar jiló e ter este alimento em casa

Aprenda como cultivar jiló e ter este alimento em casa

Jiló é um alimento maravilhoso com múltiplos benefícios para a saúde, descubra as melhores formas de cultivar jiló e manter sua saúde em dia.

Jiló é uma planta muito conhecida dos brasileiros por seus grandes benefícios à saúde. Dessa forma, para economizar, saiba como cultivar berinjelas em casa de maneira correta e fácil.

Saiba como cultivar jiló

Aprender a cultivar berinjela pode parecer uma tarefa assustadora, mas se feito com cuidado, você descobrirá que é preciso um pouco de paciência. Portanto, devemos começar com o básico, se você seguir passo a passo, poderá aprender a cultivar berinjelas sem problemas. Leia para conferir.

Tipo de solo ideal

Pode ser feito no terreno preparado com trabalho de arado. Fertilize e cal, se necessário. Portanto, não é segredo quando falamos do solo em que os jilós são cultivados, uma planta que prefere solos argilosos ou arenosos com pH em torno de 5,6. O solo também deve conter muita matéria orgânica e ser bem drenado.

Ao regar, preste atenção ao clima

Os jilós não gostam necessariamente de irrigação pesada. Tudo dependerá do clima atual e do clima à medida que se desenvolve e, no caso de chuvas fortes, não exigirá rega frequente. No entanto, se houver pouca ou nenhuma chuva, deve-se irrigar ao redor do solo na parte inferior das mudas.

Plantando jiló

Ao plantar jiló, suas mudas devem ser colocadas em copinhos ou canteiros de cerca de 10 cm. Quando você tiver cerca de 5 ou 6 folhas, é hora de replantá-las no solo final, mantendo cada muda a 1 m de distância, permitindo que elas se desenvolvam sem problemas.

Faça a correção do solo.

Como mencionado anteriormente, os jilós não gostam de solo com muita umidade, o que pode fazer com que suas raízes apodreçam. Então, quando seu solo está abaixo de 5,5 ph, é hora de fazer as correções.

Portanto, o processo não é complicado, primeiro arar e depois cavar um buraco para fertilizar. Portanto, todo o procedimento deve ser feito com antecedência, cerca de uma ou duas semanas antes do plantio propriamente dito.

Hora de colher

Os jilós são colhidos a cada 90 ou 100 dias após o plantio, podendo dar frutos continuamente por até 3 meses. O fruto deve ser colhido quando estiver totalmente verde, ou seja, imaturo. Quando você percebe que seus frutos estão vermelhos, amargos e um pouco resistentes, significa que estão maduros.

Agora sabemos como cultivar jiló da maneira certa e confiante. Por isso, não se esqueça de ficar atento ao aparecimento de fungos ou pragas, e quaisquer outros sinais de má saúde das plantas devem ser devidamente corrigidos

Veja Mais!

Fonte: Vida de Rancho

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021