Início » Conheça esta rara “galinha gótica” é 100% preta, desde as penas aos seus órgãos internos e ossos

Conheça esta rara “galinha gótica” é 100% preta, desde as penas aos seus órgãos internos e ossos

Galinhas totalmente pretas (penas, bicos, pernas, pele e até mesmo a carne são pretas) se originaram nas ilhas indonésias de Sumatra e Java.

Séculos atrás Embora hoje existam vários tipos de galinhas pretas, principalmente na Ásia, como as galinhas black bone, uma das galinhas pretas despontou no cenário mundial: Ayam Cemani, nativa da Indonésia. Segundo o jornal Metro, o valor da espécie equivale a 5.600 reais. De acordo com pesquisas científicas realizadas na ilha de Java, essa raridade pode vir da hibridização das criações da ilha.

Essa cor não se limita à aparência dos animais: a carne, os ossos e os órgãos do frango Ayam Cemani também são pretos. A cor principal evita apenas os ovos, que são de cor creme claro.

O nome da espécie é: Ayam Cemani

Os machos de Ayam Cemani podem pesar até 2,5 kg, enquanto as fêmeas não excedem 1,5 kg. Em média, eles liberam 150 ovos por ano. Vendido como iguaria em alguns países, essa carne de frango é consumida por pessoas que desejam aumentar a massa muscular, retardar o envelhecimento ou reduzir sintomas de doenças como diabetes.

Parte de rituais

A razão pela qual os pássaros são cobiçados pelos colecionadores é precisamente porque a espécie é uma espécie exótica. Sua raridade se deve ao grande número de travessias na criação da Ilha de Java, onde Ayam Cemani se originou. Como parte da cerimônia, a espécie também é comida na Indonésia e na maior parte da Ásia. De acordo com a Greenfire Farms, eles são conhecidos por seus “poderes misteriosos”. Acredita-se que a escuridão deste pássaro o torna uma “ponte ideal entre os humanos e o mundo sobrenatural”.

Mercado negro

Empresa sediada na Flórida, nos Estados Unidos, a “Greenfire Farms” é descrita como uma das criadoras de maior prestígio, lucrando com a venda desta ave, seu preço de mercado gira em torno de 700 reais. No mercado negro, o preço dessas aves pode chegar a milhares de reais.

Para efeito de comparação, o preço de 15 aves comuns gira em torno de R $ 230.

Mas o que causou essa escuridão neste pássaro?

A cor preta de Ayam Cemani é devido a uma doença genética chamada fibromelanose, que é causada por mutações que afetam a forma como as células produtoras de pigmentos funcionam. O geneticista sueco Leif Andersson descobriu que é um gene chamado endotelina 3 (EDN3) que causa a mudança de cor. Ele está envolvido na regulação dos melanócitos que produzem pigmentos. Entre os pássaros Ayam Cemani, seu número é dez vezes maior que o de outras espécies.

Veja Mais!

Fonte: Aqui na roça

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021