Início » Conheço os principais benefícios do Umbu

Conheço os principais benefícios do Umbu

Uma árvore que resiste à seca,mede até seis metros de altura e que pode viver até 100 anos.Originária do Nordeste brasileiro, o Umbu é uma fruta muito rica em vitaminas, com um valor nutritivo e com um gosto azedinho, característico da fruta . Além de ser consumido direto do pé de Umbuzeira, ela é destinada a vários pratos típicos da região e diversas guloseimas, como sorvetes, geléias e outros doces .

Além da sua importância econômica, social e nutritiva, as folhas e as raízes do Umbu também são usadas para fins medicinais. Veja aqui alguns exemplos.

O Umbu é rico em vitaminas e ajuda no aumento da imunidade :

Além de ser um ótimo antioxidante, o umbu tem propriedades com vitaminas A que atua principalmente na visão, mas também possui papel importante como antioxidante e no funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C que serve para o nosso organismo e melhora o sistema imune e a vitamina B, que aumenta a imunidade e ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor.

Uma fruta com diversos minerais que ajudam o organismo a funcionar melhor

Ao consumir o Umbu, o nosso organismo irá se beneficiar de vários minerais indispensáveis para o seu funcionamento, como por exemplo, o cálcio e o fósforo, que são responsáveis na fortificação dos dentes e dos ossos. O ferro ajuda a circulação do oxigênio entre as células, o potássio e o zinco, irão melhorar os funcionamento dos músculos. Com todos esses benefícios inclusos em uma fruta, vale a pena adicioná-la em sua alimentação no dia a dia.

Folhas e água das “batatas” do umbuzeiro é rica em proteínas e tem propriedades medicinais

Além de servir como alimento e deliciosos sucos, as folhas e as raízes do umbuzeiro trazem diversos benefícios para a saúde. As folhas de umbu, são frequentemente usadas para ajudar no funcionamento do intestino, pois ele ajuda a acelerar o metabolismo, uma ótima dica para quem quer diminuir alguns quilos. Além disso, as folhas também servem para fazer chás, sucos e saladas.

Na medicina popular a água das “batatas” do umbuzeiro é usada contra diarréias, verminoses e escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C). O chá da casca é recomendado contra diarréias e outras moléstias. Já o decocto da casca é conhecido como anti-hemorrágico e o chá da casca ou das folhas é usado como calmante. As cascas são usadas no tratamento da córnea.

O umbu é bastante usado na culinária nordestina :

A fruta que é pequena e tem uma casca lisa e aveludada na cor verde, tem um sabor marcante pelo seu sabor levemente azedinho e por isso deixa a sua marca registrada na culinária nordestina.

Com o umbu é possível se fazer mousse, sorvetes, geleias, doces e entre outros. Além disso, é muito comum encontrar em supermercados a polpa da fruta de umbu, pois o seu suco ajuda a limpar o organismo.

A umbuzada, também conhecida como umbuzada, é uma bebida típica do Nordeste do Brasil (mais fortemente na Bahia), feita com o fruto do umbuzeiro. Possui sabor levemente ácido, preparado a partir do cozimento do umbu, misturado com leite e açúcar.

Veja Mais

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021