Quixaba é uma árvore que pode ter fins medicinais, que pode atingir 15 metros de altura, possui espinhos fortes, folhas alongadas, flores aromáticas e esbranquiçadas e frutos roxo-escuros e comestíveis. A casca da árvore quixabeira pode ser usada para fazer remédio caseiro que ajuda no tratamento de doenças dos rins e diabetes.
A quixaba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e mercados, sendo que o seu preço médio é de 10 reais. A Quixaba também é conhecida como sapotiaba, quixaba preta, caronilha, rompe-gibão e maçaranduba-da-praia, e seu nome cientifico é Sideroxylon Obtusifolium.
Para que serve a Quixaba
A casca da quixabeira serve para auxiliar no tratamento de inflamações no útero, cisto no ovário e corrimento vaginal, além de dor na coluna, diabetes e para ajudar na cicatrização de feridas na pele.
Propriedades da Quixaba
A quixaba possui propriedades tônica, anti-inflamatória, hipoglicemiante e cicatrizante.
Como usar a Quixaba
- Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 15 minutos, em seguida coar e tomar para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.
- Ingredientes para extrato alcoólico: Usar 200 g de casca de quixaba para 1 litro de álcool de cereais. Macerar por 24 horas a casca juntamente ao álcool num recipiente apropriado e tampado. Após a maceração reservar em um recipiente de vidro escuro para evitar a passagem de luz . Tomar uma colher de de chá de extrato alcoólico com quixaba diluído em meio copo d’água para auxiliar no tratamento de diabetes.
A dose diária recomendada do chá ou do extrato alcoólico de quixaba deve ser orientada por um especialista em fitoterapia.
Efeitos colaterais da Quixaba
O chá de quixaba pode provocar hipoglicemia. Deve ser feito o controle da taxa de glicose antes de ingerir o chá para que a glicose não caia a níveis abaixo do normal.
Contraindicação da Quixaba
O uso de quixaba como planta medicinal é contraindicado para crianças, gravidas, mulheres que amamentam, pessoas sensíveis às substâncias presentes na quixabeira e para os diabéticos dependentes de insulina.
Fonte: Tua Saúde