Início » Projeto de Lei quer transformar o forró como patrimônio cultural imaterial da Bahia

Projeto de Lei quer transformar o forró como patrimônio cultural imaterial da Bahia

Uma notícia muito boa tem deixado os baianos esperançosos nesta última semana. Pois o deputado Hilton Coelho (Psol), mostrou durante uma reunião na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que transforma o forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Segundo o portal BNews, no documento apresentado, o deputado afirmou que o forró há anos tem mostrado uma enorme importância na identidade cultural sertaneja, onde nomes como, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira que revelaram o baião em 1940. O deputado Hilton acrescentou dizendo que foram esses nome que transformaram o forró em gênero musical reconhecido no mundo inteiro.

“Apesar das crescentes reinvenções musicais das últimas décadas, as matrizes tradicionais do forró ainda resistem como um gênero de canção popular de massa, representado por atores envolvidos em suas celebrações e festejos durante todo o ano, mas em especial nos ciclos juninos, movimentando o interior e as capitais nordestinas”, declarou

Ainda de acordo com o portal o deputado informou que os tramite começou em 2019, quando o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), começou a organizar o documento de REgistro das Matrizes Tradicionais do Forró,“garantindo que a história que compõe essa expressão cultural seja uma narrativa conhecida por todos”.

“Essa é uma responsabilidade conjunta e que deve promover o cuidado dessa riqueza, valorizando e ampliando a implantação de políticas públicas e preservando os aspectos culturais e históricos que já o constituem popularmente como um patrimônio do país”, concluiu.

Fonte : Reprodução

VejaMais!
Fonte: Bnews

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021