Início » Dados mostram redução nos focos de queimadas no Maranhão

Dados mostram redução nos focos de queimadas no Maranhão

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), informou nesta quarta-feira (14), que os focos de queimadas no Maranhão reduziram mais 9% no ano de 2020, em relação ao ano retrasado.

Esses dados tem como objetivo de verificar a atividade espaço-temporal dos incêndios por trimestre do ano, além de auxiliar a inclusão de políticas públicas que ajudam a diminuir e conter os estragos causados pela queimada.

Segundo o site G1, os dados coletados pelo satélite de referência, no Brasil, foram identificados 222.798 focos de queimadas no ano de 2020, demonstrando um aumento de 12,73% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com o site, entre os estados com maior quantitativo de focos registrados, destacam-se o estado do Mato Grosso, com 47.708 focos; seguido pelo Pará, com 38.603; e o Maranhão, com 16.817. A região Nordeste, neste período, contabilizou 40.852 focos de queimadas, no qual 41,16% desse total foi só no estado do Maranhão.

Os dados ainda deixam bastante claro onde há uma maior concentração de queimadas, como por exemplo : Mirador, Alto Parnaíba, Balsas, Fernando Falcão, Riachão, Grajaú, Carolina, Parnarama, Amarante do Maranhão e Barra do Corda. Municípios estes que possuem em seu território Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

VejaMais!
Fonte : G1

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021