Início » Cuidados e precauções contra dengue no verão da Bahia

Cuidados e precauções contra dengue no verão da Bahia

Vem chegando o verão, curtição, mar, sol e férias. Junto com tudo isso chega também as doenças tropicais. Hoje esse artigo te mostrará como agir e se precaver dos males da dengue. Na estação do ano em que precisamos redobrar os cuidados.

Como muitos sabem a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a melhor forma de combater a transmissão da doença é combatendo a reprodução do dele com medidas efetivas de combate e conscientização.

Entre dezembro de 2019 e março de 2020 mais de 13.000 pessoas foram infectadas pela doença. por conta disso o estado da Bahia continua em alerta e foco voltado para uma possível epidemia.

Cuidados básicos

A prevenção e trabalho de controle deve ser feita através de ação conjunta dos órgãos públicos e população. Evitar acúmulo de lixo e objetos que captam água parada como pneus, caixas d’água e garrafas devem ser o foco da população e órgão responsável. A melhor forma disso ocorrer é uma mobilização em massa, que vai além de apenas falar sobre o tema. É preciso fazer uma mobilização mais efetiva, promovendo reuniões em grupos e associações de moradores, na escola e eventos específicos para discutir e falar sobre o tema na comunidade.

As medidas necessárias para combate e eliminação dos criadouros do mosquito são:

  • Fechar caixas d’água, toneis e barris fechados;
  • Fechar os sacos e sacolas de lixo;
  • Remover todas as garrafas, vasos, pneus ou qualquer objeto que permita acumular água.
  • Adicione terra nos vasinhos de plantas;
  • Compartilhe com vizinhos e familiares para que a ideia seja compartilhada com todos.

Veja mais

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021