Vem chegando o verão, curtição, mar, sol e férias. Junto com tudo isso chega também as doenças tropicais. Hoje esse artigo te mostrará como agir e se precaver dos males da dengue. Na estação do ano em que precisamos redobrar os cuidados.
Como muitos sabem a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a melhor forma de combater a transmissão da doença é combatendo a reprodução do dele com medidas efetivas de combate e conscientização.
Entre dezembro de 2019 e março de 2020 mais de 13.000 pessoas foram infectadas pela doença. por conta disso o estado da Bahia continua em alerta e foco voltado para uma possível epidemia.
Cuidados básicos
A prevenção e trabalho de controle deve ser feita através de ação conjunta dos órgãos públicos e população. Evitar acúmulo de lixo e objetos que captam água parada como pneus, caixas d’água e garrafas devem ser o foco da população e órgão responsável. A melhor forma disso ocorrer é uma mobilização em massa, que vai além de apenas falar sobre o tema. É preciso fazer uma mobilização mais efetiva, promovendo reuniões em grupos e associações de moradores, na escola e eventos específicos para discutir e falar sobre o tema na comunidade.
As medidas necessárias para combate e eliminação dos criadouros do mosquito são:
- Fechar caixas d’água, toneis e barris fechados;
- Fechar os sacos e sacolas de lixo;
- Remover todas as garrafas, vasos, pneus ou qualquer objeto que permita acumular água.
- Adicione terra nos vasinhos de plantas;
- Compartilhe com vizinhos e familiares para que a ideia seja compartilhada com todos.