Início » Descubra quais são os 5 melhores remédios naturais para o tratamento da Artrite Reumatoide

Descubra quais são os 5 melhores remédios naturais para o tratamento da Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que afeta as articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e alguns órgãos internos, tais como pulmões, coração e rins.

Os sintomas mais comuns dessa condição são rigidez matinal que regride durante o dia; mal-estar; diminuição do apetite; perda de peso; cansaço; febre baixa e um inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que acabam se deformando com a evolução da doença.

Apesar de não ter cura, existem alguns remédios naturais que são eficazes para o tratamento da artrite reumatoide, pois garantem o alívio desses sintomas. Confira agora os 5 melhores:

1. Exercícios

O primeiro passo para combater os sintomas da artrite reumatoide é a prática regular de exercícios, pois isso ajuda a diminuir a fadiga, a fortalecer os músculos e aumentar a amplitude de movimento.

Além disso, as atividades físicas também ajudam a reduzir o risco de osteoporose e também auxiliam no tratamento da depressão, que é muito comum para as pessoas que sofrem com a artrite reumatoide.

2. Compressas Quentes e Frias

A compressa quente possui a capacidade de relaxar os músculos doloridos e pode ser feita mergulhando uma toalha na água quente. Por outro lado, a compressa fria reduz a dor, inflamação e inchaço das articulações, e pode ser feita colocando vários cubos de gelo em uma toalha fina.

Coloque a compressa quente sobre a área afetada por cerca de 3 minutos. Retire e imediatamente coloque a compressa de gelo no local por aproximadamente um minuto. Repita de 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia, para obter alívio.

Atenção: evite usar compressa quente se a região estiver vermelha, quente e irritada. Além disso, se você tiver problemas circulatórios, não utilize a compressa fria.

3. Óleo de Peixe (ômega 3)

O óleo de peixe contém ômega 3, uma substância que exerce um efeito anti-inflamatório no organismo e, dessa forma, auxilia na diminuição das dores articulares e rigidez causados pela artrite reumatoide.

Além disso, o óleo de peixe também é eficiente para a proteção contra as doenças cardíacas, que podem afetar as pessoas que possuem esse tipo de artrite. Consuma cerca de 3 gramas de óleo de peixe (com pelo menos 30% de EPA/ DHA) duas vezes por dia. Indicamos sardinha e salmão selvagem.

Atenção: consulte o seu médico antes de tomar suplementos de óleo de peixe, porque eles podem interferir no efeito de alguns medicamentos.

4. Açafrão-da-Terra (Cúrcuma)

O açafrão-da-terra é um excelente anti-inflamatório e pode bloquear certas enzimas e citocinas que causam inflamações. Por isso, ele é muito eficaz para aliviar os sintomas da artrite reumatoide.

Coloque 1 litro de água para ferver. Em seguida, adicione 1 colher (chá) de pó de açafrão e ferva por mais dez minutos. Deixe esfriar e beba 1 ou 2 vezes por dia. Outra opção é consumir de 500 a 1.000 mg de cápsulas de açafrão-da-terra (3 vezes por dia).

Atenção: evite altas doses de açafrão, pois ele pode agir como um anticoagulante e causar problemas estomacais.

5. Vinagre de Maçã

Rico em minerais, como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, o vinagre de maçã é muito eficaz para o alívio dos sintomas da artrite. Adicione 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (chá) de mel e ½ xícara de água quente. Beba 1 vez por dia.

Você também pode aplicar um pouco de vinagre de maçã na área afetada ou misturar com o óleo de rícino quente e massagear. Em seguida, envolva com um pano de algodão e cubra com um plástico. Execute este procedimento todos os dias antes de ir para a cama.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021