Início » Conheça os Principais Benefícios da Hortelã

Conheça os Principais Benefícios da Hortelã

A hortelã, também conhecida como menta, é uma planta herbácea perene, refrescante e aromática. As propriedades medicinais encontradas nessa planta são capazes de garantir uma melhora significativa na saúde e bem-estar das pessoas.

Ela contém poderosos antioxidantes, tais como as vitaminas A, B6, C, E e K, ácido fólico e riboflavina. Por isso, ela pode ser utilizada para o tratamento de diversos problemas.

Conheça agora os principais benefícios da hortelã para a saúde:

Melhora a Digestão

As propriedades da hortelã contribuem para uma melhora no processo de digestão, pois reduz os desconfortos estomacais, previne inflamações, combate a flatulência e acidez, e ainda possibilita o relaxamento dos músculos do estômago. Para usufruir desses benefícios, basta consumir uma xícara do chá de hortelã após as refeições.

Trata os Problemas Respiratórios

As folhas de hortelã são um eficiente tratamento para o congestionamento nasal e da garganta, pois oferece alívio aos pulmões e brônquios. Além disso, o cheiro dessa planta atua como expectorante e é capaz de agir nas vias respiratórias, aliviando as dores. Por isso, pessoas que sofrem com asma, rinite, sinusite, alergias e outros problemas respiratórios devem preparar um forte chá de hortelã e fazer a inalação.

Melhora a Saúde Bucal

A hortelã não só neutraliza o mau hálito, como também possui potentes propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e, portanto, destrói as bactérias que causam as cáries e ainda previne infecções. Por isso, inserir as folhas de hortelã em saladas ou sucos promove grandes melhorias para a saúde bucal.

Alivia as Dores e Náuseas

A hortelã é milagrosa para aliviar a dor muscular, dor de cabeça, dor de estômago e até mesmo reduzir as cólicas menstruais e também as náuseas. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal integral de boa qualidade (como o do Himalaia), um terço de xícara (chá) de azeite extravirgem de oliva e 6-8 gotas de óleo essencial de hortelã (vende-se em lojas de produtos naturais). Em seguida, massageie seus pés por 5-10 minutos e enxague. Já para a redução das cólicas, basta tomar uma xícara do chá.

Fortalece o Sistema Imunológico

Graças às vitaminas e minerais presentes em sua composição, a hortelã fortalece o sistema imunológico, podendo ajudar na proteção do corpo conta possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas.

Estimula o Crescimento Capilar

O óleo de hortelã é um excelente fortalecedor dos fios capilares, pois além de combater a queda, também estimula o crescimento. Além disso, borrifar o chá de hortelã nos cabelos garante efeitos positivos, como hidratação e mais brilho.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021