Início » Terçol: remédios caseiros eficazes para esse problema

Terçol: remédios caseiros eficazes para esse problema

As compressas mornas no olho, a camomila, o alecrim, a massagem com babosa, a lavagem com shampoo de bebê e as compressas de cravos-da-índia são eficientes remédios caseiros para o tratamento do terçol.

O terçol é caracterizado como uma inflamação que surge nos olhos por conta de uma bactéria. Geralmente, com a ajuda destes tratamentos, ele desaparece com cerca de 7 dias. No entanto, se piorar ao longo do tempo, impedindo até de abrir o olho, o recomendado é consultar um oftalmologista.

Confira agora os 5 melhores remédios caseiros que são eficazes para tratar o esse problema:

1. Compressas Mornas

white towel over white

As compressas mornas conseguem drenar o pus interior do terçol, caso esteja com infecção, e ainda ajudam a aliviar as dores e a inflamação. Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir de 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.

2. Lavagem de Camomila e Alecrim

Cup of herbal tea with chamomile flowers on wooden background

Ingredientes:

5 talos de alecrim

60 gramas de flores de camomila           

1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Coloque os talos de alecrim e as flores de camomila na água fervente por 5 minutos, deixe amornar e depois lave os olhos com esta infusão. Faça esta lavagem de 2 a 3 vezes por dia.

3. Massagem com Babosa

Ingredientes:

1 folha de babosa

Modo de Preparo:

Abra a folha de babosa pelo meio e retire o gel que está no interior. Depois, esfregue um pouco do gel no local do terçol com o olho fechado, fazendo uma leve massagem. Deixe o gel ficar no olho por cerca de 20 minutos e, em seguida, lave com um pouco de água morna ou com a infusão de camomila, por exemplo.

4. Lavagem com Shampoo de Bebê

O shampoo de bebê é uma ótima escolha para lavar o olho, porque é capaz de deixar a pele bem limpa sem provocar queimação ou irritação do olho. Após a lavagem, pode-se aplicar uma compressa morna para aliviar o desconforto.

5. Compressa de Cravos-da-índia

Ingredientes:

6 cravos-da-índia

1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes e deixe repousar por 5 minutos. Depois, coe e mergulhe um pano limpo ou compressa na mistura. Em seguida, esprema o excesso de água e aplique sobre o olho afetado por 5 a 10 minutos.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021