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Os benefícios do romã

De nome científico Punica granatum, muito usada como uma planta que faz muito bem à saúde, como benefícios medicinais, a romã tem um componente ativo chamado ácido elágico, sendo um excelente antioxidante que ajuda na prevenção do alzheimer, na pressão arterial, ajuda na perda de peso e é anti-inflamatório.

Com sabor adocicado a romã pode ser consumida fresca  ou sendo preparada em chás, sucos, saladas e iogurtes.

Benefícios para a saúde

  • Prevenção do câncer, principalmente de próstata e de mama, a principal razão é o ácido elágico, que impede a multiplicação de células tumorosas;
  • Prevenção Alzheimer, utilize o extrato da casca, pela maior concentração de antioxidantes em relação à polpa;
  • Contra a anemia, romã tem muito ferro;
  • Contra a diarréia, pela alta concentração de tanino, que a ajuda na absorção de água no intestino;
  • Para a saúde da pele, rica em vitamina C, vitamina A  e ácido elágico, que são poderosos antioxidantes;
  • Prevenção de doenças cardíacas, pela excelente ação antiinflamatória
  • Prevenção de cáries, pela ação antibacteriana na boca;
  • AJuda no sistema imunológico, em razão do zinco, magnésio e vitamina C, que em consequência também ajuda na prevenção e tratamento de infecções urinárias;
  • Reduz a pressão Arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos;
  • Reduz infecções na garganta.

Informação Nutricional

para cada 100g de romã fresca

Nutrientes100g de romã
Energia50 calorias
Água83,3 g
Proteína0,4 g
Gordura0,4 g
Carboidratos12 g
Fibras3,4 g
Vitamina A6 mcg
Ácido Fólico10 mcg
Potássio240 mg
Fósforo14 mg

Como preparar Romã

Para fazer os chás, sucos e infusões de romã utilize as diversas partes, que são o fruto, a casca e as folhas.

  • Chá: 10 gramas da da casca em uma xícara de água fervendo, desligue o fogo e tampe a panela ou utilize uma chaleira por 10 minutos, retire as cascas e sirva 2 ou 3 vezes ao decorrer do dia;
  • Suco: Bata 1 romã no liquidificador para cada copo de água sem adicionar açúcar. É importante beber em seguida após preparo.

Não exagere no romã em grandes quantidades para não correr o risco de enjoo e vômitos, por esse ato torná-la um fruto tóxico, mas consuma com moderação e sinta os benefícios do romã para sua vida.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Fonte: Saúde e Natureza

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