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Você caminha descalço? Conheça os benefícios

Nosso processo de aprender a caminhar, “quando pequeninos”, é um processo de aprender a cair. É aprendendo a errar que nos fortalecemos e nos adaptamos à uma nova realidade. Nesse momento é aconselhado pelos médicos que esse processo seja fluido e sem o uso de sapatos. A razão disso acontecer é que os sapatos podem atrapalhar nesse processo de adaptação, fase onde aprendemos a usar os músculos e os ossos dos pés. Nós percebemos o chão sendo ele plano ou não, assim como suas deformidades e criamos uma consciência corporal. Desta forma a musculatura se fortalece e acontece a formação do arco plantar (aquela curvinha que fica na parte de baixo do nosso pé).

Quando crescemos perdemos todas as vantagens de andar descalço, pois acreditamos que estamos nos protegendo de objetos pontudos ou de bactérias. No momento que voltamos a correr descalços transformações acontecem e podemos desenvolver a musculatura intrínseca do pé.

Quais Benefícios são esses?

Quando voltamos a caminhar descalços, temos de volta algo que perdemos ao usar sapatos que é algo chamado de marcha fisiológica, uma forma mais “natural” de caminhada.

Essa forma como nossos pés tocam o chão causam uma reação em cadeia em todo o restante do corpo. Se você pisa com a ponta do pé isso amortece o impacto. Estima-se que 80% dos corredores pisam primeiro com a parte de trás, gerando uma força de até quatro vezes o peso corporal. Isso atrapalha a propulsão.

Quando usamos calçados esportivos com foco em corrida e caminhada, geralmente eles vêm com sistemas de amortecimento, com uma altura a mais entre a base e o seu calcanhar. Esses sistemas podem deixar a caminhada mais confortável, mas impede que você trabalhe certos grupos musculares que podem realmente fortalecer seu corpo com um todo.

Ao ativarmos as musculaturas dos pés que não estávamos aproveitando, os das extremidades inferiores, pisamos no chão e criamos tensão e contração, que são aliviados pelos músculos das pernas, que respondem a vibrações dos pés ao tocar  o chão. Se pararmos de usar esses músculos. Esses nervos param de responder.

Pessoas com dor crônica notam melhora, quando os colchões estão ligados à terra por meio de fibras de carbono.

Alguns estudos mostram que andar descalço muda a atividade do cérebro (que aumenta a condutividade da pele), melhora a frequência cardíaca, regula a glicose, reduz o estresse, aumenta as células vermelhas no sangue e aumenta a imunidade.

Outros benefícios

  • Melhora no Equilíbrio;
  • Melhor pisada;
  • Melhora a forma como corpo funciona, influenciando nos quadris, joelhos e coluna;
  • Alívio dos problemas causados em usar muito sapato, com joanetes e outras deformidades;
  • Pernas mais fortes, assim como região lombar.

Andar descalço nos traz uma nova dinâmica no ato de caminhar. Se pensarmos bem, na maior parte do nosso processo evolutivo não usávamos sapatos, esse é um apetrecho de nossa modernidade. Por isso nosso corpo é feito para pisar na terra, ter o contato com o chão e assim, faz muito sentido todos esses benefícios. Só tome cuidado por onde você anda, pois por ter passado a vida inteira calçado, acontece uma readaptação. Nossa cidade cheia de calçadas de concreto e objetos de metal, podem criar um ambiente de risco, mas não deixe de visitar seu amigo do interior, de ir no campo, no seu quintal, na praia ou mesmo dentro de casa. Exercite e pratique esses hábitos para sua vida!

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Fonte: Saúde e Natureza

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