Início » Saiba como se proteger do Potó

Saiba como se proteger do Potó

O período chuva passou e abriu espaço para o sol, e junto com o sol veio aquele velho conhecido nosso, isso mesmo o potó.

O potó parece uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros, apesar da crença popular, não é a urina dele que causa a queimadura. O potó libera uma substância tóxica que ao entrar em contato com a pele humana causam queimaduras.

Prevenção:

A melhor forma para evitar qualquer transtorno sem dúvidas é a prevenção. Ou seja, manter as janelas dos quartos fechadas e se possível instalar telas de proteção para bloquear a entrada de insetos, também se recomenda que as lâmpadas de luz branca sejam trocadas por lâmpadas de luz amarela.

Mas se por acaso o estrago já foi feito, e você perceber o potó caminhando sobre a pele, é recomendado que não o aperte para que o atrito da mão não espalhe a toxina no local causando um estrago ainda maior. “Retire-o com cuidado e lave a área com água corrente e sabão” essa é a recomendação adequada.

Quando afetado pelo inseto, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, a queimadura secará naturalmente e não é recomendável o uso de receitas caseiras como pasta de dente ou margarina por exemplo.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021