Início » Trate a Rachadura no Calcanhar com estes remédios caseiros

Trate a Rachadura no Calcanhar com estes remédios caseiros

A rachadura no calcanhar decorre de fissuras que acometem a camada externa da pele. No entanto, elas podem se tornar mais profundas, provocando, assim, dores intensas.

Essa condição pode ser prevenida com alguns cuidados, como a hidratação e nutrição diária dos pés, e também por meio de esfoliações que podem ser feitas uma vez na semana.

Portanto, vamos compartilhar agora as receites de remédios caseiros que são eficazes para tratar a rachadura no calcanhar. Confira:

1. Creme de Limão e Patchouli

Ingredientes:

60 gramas de manteiga de cacau

10 gotas de óleo essencial de limão

5 gotas de óleo essencial de patchuli

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga de cacau num tacho e aqueça até derreter. Depois, retire o tacho do lume, adicione os óleos e mexa bem. Em seguida, passe a mistura para um frasco e deixe arrefecer. Massageie os pés com o creme antes de deitar. Para evitar sujar os lençóis, pode-se calçar um par de meias de algodão antes de deitar.

2. Esfoliante de Arroz e Vinagre

Ingredientes:

1 punhado de arroz cru batido no liquidificador

1 colher de mel

2 colheres (sopa) de vinagre de cidra da maçã

1 colher de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta grossa. Em seguida, mergulhe os pés em água morna por cerca de 20 minutos e, depois, faça uma massagem suave com essa pasta. Pode-se deixar a pasta nos pés e só retirar o excesso, ou lavar os pés e aplicar o hidrante caseiro indicado anteriormente, por exemplo.

3. Esfoliante de Farinha de Milho e Hortelã-Pimenta

Ingredientes:

45 gramas de farinha fina de milho

1 colher (sopa) de sal marinho

1 colher (chá) de óleo de amêndoa

3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de Preparo:

Misture tudo numa bacia e adicione água morna para formar uma pasta consistente. Sente-se e aplique a mistura fazendo massagem nos pés, principalmente nas regiões mais ásperas. Em seguida, lave-os com água morna e sabão.

4. Pasta com Bicarbonato de Sódio

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de banha de porco ou carneiro

3 colheres (sopa) de creme hidratante

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

Para preparar esta pasta, basta juntar os ingredientes num pote de vidro e misturar bem até obter uma pasta homogênea. Esta mistura pode ser mantida no pote de vidro até cerca de 1 mês, desde que guardada num local fresco e sem a luz direta do sol.

Aplicação:

 Aplique esta mistura nos pés após o banho, por exemplo, em substituição do creme hidratante. A banha de porco pode ser facilmente encontrada no açougue, no entanto, também pode ser substituída por algum tipo de óleo hidratante, como o óleo de amêndoas doces ou a glicerina, por exemplo.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021