Início » 6 melhores receitas de Gargarejos para a Inflamação na Garganta

6 melhores receitas de Gargarejos para a Inflamação na Garganta

Por possuírem ação bactericida, antimicrobiana e desinfetante, os gargarejos feitos com bicarbonato de sódio, vinagre, água morna com sal, camomila ou arnica são eficientes para o tratamento da garganta inflamada.

Além de ajudar a eliminar os microrganismos e a aliviar as dores de garganta, eles também podem auxiliar na limpeza bucal e também a combater o acúmulo de catarro.

Portanto, confira agora as 6 melhores receitas de gargarejos que são eficientes para o tratamento da garganta inflamada:

1. Gargarejo de Bicarbonato de Sódio

Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e mexa bem até o bicarbonato estar completamente dissolvido. Dê um gole e faça um gargarejo no máximo de tempo que conseguir. Em seguida, cuspa. Repita esse procedimento 2 vezes seguidas.

2. Gargarejo de Água Morna com Sal

Adicione 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misture bem até o sal ficar imperceptível. Depois, coloque um bom gole da mistura na boca, gargareje pelo máximo de tempo que conseguir e cuspa em seguida. Repita o procedimento por mais 2 vezes seguidas.

3. Gargarejo com Camomila

Coloque 2 colheres de chá de folhas e flores de camomila em 1 xícara de água fervente. Mantenha num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coe e, em seguida, faça um gargarejo durante o máximo de tempo possível. Depois, cuspa o chá e repita o processo por mais 2 vezes. É recomendado fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

4. Gargarejo com Vinagre de Maçã

Junte 4 colheres de sopa de vinagre de maçã em 1 xícara de água morna e faça um gargarejo durante o máximo de tempo que conseguir. Depois, cuspa a solução.

5. Gargarejo com Água Oxigenada

Adicione 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água e mexa para a solução ficar bem diluída. Em seguida, faça um gargarejo durante 60 segundos, cuspa e repita mais 2 vezes.

Atenção: esta mistura não deve ser engolida e nem feita por muitos dias seguidos, já que pode afetar a cor dos dentes, deixando-os manchados.

Contraindicação: esse tratamento é contraindicado para crianças, já que elas podem ingerir a água oxigenada e, dessa forma, causar complicações nos órgãos internos.

6. Gargarejo com Arnica

Coloque 1 colher de chá de folhas secas de arnica em 1 xícara de água fervente e deixe coberto por pelo menos 10 minutos. Coe e gargareje durante o máximo de tempo que conseguir. Cuspa o chá logo em seguida. Repita por mais 2 vezes.

Contraindicações

Crianças com menos de 6 anos podem não conseguir gargarejar corretamente, havendo risco de engolir a solução, o que pode aumentar o desconforto. Portanto, esses tratamentos são contraindicados para idades inferiores a 5 anos.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde e Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021