O bicho geográfico é conhecido cientificamente como (Larvas Migrans Cutânea) e quem já pegou sabe que é um incômodo sem igual, que atinge adultos e crianças.
Transmissão
A transmissão ocorre pelo contato da pele com as larvas, normalmente encontrada na areia e também na grama. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que são comuns em “Caixas de areia, playgrounds, ou outros locais arenosos que sejam frequentados por cães e gatos infestados come vermes adultos, que soltam ovos que acabam se acomodando na areia.
Sintomas
Os primeiros sinais de infecção é um ponto vermelho saliente que fica no lugar por onde a larva penetrou.
Coceira que piora a noite, linhas vermelhas, inchaço e sensação de movimento debaixo da pele também são sintomas do bicho geográfico.
É comum que demorem de minutos até semanas para se manifestarem.
Tratamento
Existem plantas medicinais como hortelã-pimenta, arruda e mastruz que tem propriedades antiparasitárias que são eficientes na eliminação de parasitas como o bicho geográfico.
Essas plantas além de serem poderosas na eliminação de parasitas, também tem efeito bactericida.
Receita 1: Chá de Arruda
Ingredientes:
1 Xícara de água
1 Colher (sopa) de folhas de arruda picadas.
Modo de Preparo e uso:
É importante saber que a parte utilizável da planta são suas folhas e flores, para preparar coloque 1 xícara de água em uma panela e quando ferver apague o fogo. Em seguida acrescente a folhas de arruda, deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, coe e beba em seguida. Obs: O ideal é ingerir no máximo duas xícaras de chá de arruda por dia.
Além de beber o chá, você também pode fazer compressa colocando um pano ou gaze molhadas com o chá em cima da parte do corpo afetada (Ou a folha da arruda pisada). Deixando em média de 10 a 20 minutos no local, faça esse procedimento de duas a três vezes ao dia.
(A arruda é contraindicada para gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos)
Receita 2: Chá de mastruz
Ingredientes:
1 Colher (sopa) de folhas, sementes picadas e flores de mastruz
1 Xícara de água
Modo de Preparo e uso:
Ferva a água e desligue o fogo, acrescente a planta, tampe e deixe amornar depois beba, consuma no máximo 2 xícaras ao dia. Você deve beber e também fazer compressa colocando um pano ou gaze molhadas com o chá em cima da parte do corpo afetada (Ou a folha do mastruz pisada). Deixando em média de 10 a 20 minutos no local, faça esse procedimento de duas a três vezes ao dia.
(O Mastruz é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 2 anos)
Receita 3: Chá de Hortelã-Pimenta
Ingredientes:
1 Colher (sopa) de folhas e talos de hortelã-pimenta
1 Xícara de água
Modo de Preparo e uso:
Ferva a água e desligue o fogo, acrescente a planta, tampe e deixe amornar depois beba, consuma no máximo 2 xícaras ao dia. Você deve beber e também fazer compressa colocando um pano ou gaze molhadas com o chá em cima da parte do corpo afetada (Ou a folha da hortelã-pimenta pisada). Deixando em média de 10 a 20 minutos no local, faça esse procedimento de duas a três vezes ao dia.
(A hortelã-pimenta é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 2 anos)
Esse tratamento é muito eficiente devido as muitas propriedades dessas plantas, é só escolher e usar de forma responsável e consciente o poder das ervas ao seu favor.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde e Natureza