Início » Dicas e receitas para eliminar os Agrotóxicos em frutas, legumes e verduras

Dicas e receitas para eliminar os Agrotóxicos em frutas, legumes e verduras

O ideal para a nossa saúde é consumir produtos orgânicos (de fonte confiável, pois há muitos alimentos vendidos como orgânicos que, na verdade, não são). No entanto, nem sempre temos esses produtos à nossa disposição.

Pensando nisso, decidimos compartilhar algumas dicas para minimizar a presença de agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras. O post de hoje contém receitas populares e também uma ensinada por um biólogo especialista no assunto.

Confira agora algumas dicas e, logo em seguida, aprenda as receitas:

Dicas para minimizar a presença de Agrotóxicos

– Lavar as frutas e vegetais somente com água corrente não é completamente eficaz, mas isso pode remover os resíduos de pesticidas e também certas substâncias tóxicas;

– Limpe com escova, esfregando suavemente para remover a sujeira e os resíduos tóxicos.

– Não lave frutas e legumes antes de armazenar, pois isso faz com que se estraguem mais rápido, já que a umidade favorece os microrganismos e bactérias;

– Limpe os vegetais somente perto de consumi-los, de preferência com água levemente morna.

Receitas para Eliminar Agrotóxicos

1. Limão e vinagre branco

Em uma garrafa de spray, adicione o suco de 1 limão e 2 colheres de sopa de vinagre branco. Termine de preencher o restante com água. Agite a garrafa e aplique sobre frutas e legumes antes de servir.

2. Vinagre e sal

Coloque água em uma tigela e adicione ½ xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de sal, diluindo bem. Deixe as frutas e legumes por 20 minutos nesta mistura e depois enxágue.

3. Bicarbonato de sódio

Primeiro lave as frutas e legumes em uma bacia com água (utilizando uma escova). Em seguida, dilua 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Depois, mergulhe as frutas e legumes por alguns minutos nesta solução, esfregando-os bem para remover bactérias e resíduos químicos.

4. Receita do Biólogo e Professor Mauro Velho

Essa receita foi ensinada pelo biólogo e professor Mauro Velho, e é um processo dividido em quatro etapas:

1ª etapa: coloque os vegetais em uma bacia com água limpa e deixe-os nessa água por cinco minutos (esta é a primeira lavagem).

2ª etapa: depois, transfira os vegetais para uma bacia com água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada litro de água. Deixe-os 40 minutos nesta mistura. Esta é etapa mais importante, pois, segundo o professor, o bicarbonato remove até 90% dos agrotóxicos.

3ª etapa: coloque os vegetais de novo numa bacia com água durante 5 minutos. Isto é necessário porque, se o bicarbonato entrar em contato com vinagre, haverá uma reação e perderá o efeito. O professor Mauro foi muito claro neste ponto: “Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”.

4ª etapa: ponha os vegetais numa bacia com água e vinagre – 1 colher (sopa) para cada litro de água. De acordo com o professor, são necessários 40 minutos nesta última etapa para que haja a remoção dos agrotóxicos não eliminados pelo bicarbonato.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem as orientações de um especialista.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021