Início » Saiba quais alimentos e bebidas você deve evitar se tiver Azia ou Refluxo Gástrico

Saiba quais alimentos e bebidas você deve evitar se tiver Azia ou Refluxo Gástrico

A azia e o refluxo gástrico são problemas que estão totalmente interligados, já que a azia pode ser um dos sintomas do refluxo. Por isso, uma das melhores maneiras de evitar essas condições é a mudança dos hábitos alimentares.

O refluxo gástrico caracteriza-se pelo retorno do ácido estomacal para o esôfago em vez de seguir o fluxo normal da digestão. Isso provoca uma sensação de queimação na região do esôfago, no peito ou no osso esterno (azia).

Portanto, vamos compartilhar agora os principais alimentos e bebidas que você deve evitar se tiver azia ou refluxo:

Chocolate

O chocolate contém cafeína e estimulante, como a teobromina, que podem intensificar os sintomas do refluxo. A teobromina, por exemplo, é um alcaloide da família da metilxantina, que mantém os músculos esfincterianos do estômago mais endurecidos, favorecendo, assim, a azia.  Além disso, por ser rico em gordura, o chocolate aumenta o tempo de digestão.

Álcool

Qualquer tipo de bebida alcoólica contribui para o refluxo gástrico, pois o álcool possui um grande potencial relaxante do esfíncter estomacal. Por isso, o consumo dessas bebidas deve ser reduzido ou evitado.

Café

O café acelera o processo de esvaziamento gástrico, que pode contribuir para que o conteúdo altamente ácido do estômago passe para o intestino de forma mais rápida, intensificando os sintomas da azia. Além disso, o café contém grande quantidade de cafeína, que estimula o refluxo. Portanto, junto com o café, é necessário evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína, como chá preto, refrigerantes e bebidas energéticas.

Tomate

O tomate é rico em ácido cítrico, ácido málico e ácido ascórbico que podem irritar o estômago e o esôfago. Esses ácidos, quando consumidos, estimulam a produção do ácido gástrico e, dessa forma, facilita o retorno desse conteúdo para o esôfago. Por isso, o tomate e produtos à base desse alimento devem ser evitados, como ketchup e molhos.

Refrigerante

Os gases presentes nos refrigerantes possuem a capacidade de se expandirem dentro do estômago, aumentando, assim, o refluxo e a azia. Além disso, eles também são extremamente ácidos e, por isso, aumentam a sensação de queimação. Portanto, evite o consumo dessa bebida.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021