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Faça estes movimentos todas as noites e durma com mais facilidade

Muitas pessoas possuem dificuldades para dormir devido a inúmeros fatores, como estresse, cansaço, preocupações e até mesmo por conta de algumas doenças, como a insônia.

Alguns movimentos de ioga são excelentes para ajudar a combater esse problema. Por isso, preparamos uma lista com alguns movimentos para fazer todas as noites, antes de dormir. No entanto, eles não são recomendados caso você tenha algum problema no joelho. Confira:

Exercício 1

Estenda uma toalha no chão, ajoelhe-se e sente em seu calcanhar. Seus braços devem ficar esticados para frente ou para trás. Respire fundo e fique assim por alguns minutos.

Exercício 2

Deite-se de barriga para cima. Em seguida, levante os joelhos, junte um calcanhar ao outro e vá baixando os pés lentamente, de maneira que as pernas fiquem abertas. Os braços devem ficar ao lado do corpo, relaxados. Algumas pessoas não conseguem tocar os joelhos no chão. Se for o seu caso, coloque travesseiros de lado para relaxar. Respire fundo e descanse.

Exercício 3

Deite-se de costas no chão, abrace os joelhos, trazendo-os para perto do peito. Feito isso, vire-se de um lado para ou outro lentamente – isso vai massagear a parte inferior das costas. Ao fazer isso, relaxe seus ombros e respire profundamente.

Exercício 4

Deite-se de barriga para cima e jogue as pernas para o lado, de maneira que um joelho fique em cima do outro, com ambos dobrados. Para manter a perna estável, você pode segurar as coxas com a mão que está no mesmo lado das pernas. O outro braço deve ficar esticado e a cabeça na mesma direção dele. Nesse processo, respire fundo por alguns minutos.

Exercício 5

Sente-se na cama e coloque os braços para trás, de maneira que, enquanto você estiver deitando sobre eles, as palmas das mãos devem ir para debaixo das nádegas. Feito isso, suspenda as mãos, isso vai permitir uma flexão de cotovelos, pois a parte superior do corpo será levantada. Diante disso, respira profundamente entre 5 e 10 vezes, depois deite-se outra vez.

Exercício 6

Este exercício é um pouco mais avançado e, por isso, precisa de certa prática. Forre um pano no chão para proteger seus joelhos. Primeiro, você deve se sentar e cruzar as pernas, depois coloque as mãos na frente do corpo, apoiando sobre o chão. Incline-se para frente e deslize a perna esquerda para trás, até que fique bem esticada. Fique nessa posição, inicialmente, por um minuto. Quando se acostumar, pode ficar até dez minutos, e depois trocar de perna.

Exercício 7

Sente-se no chão, dobre as pernas, deixe a coluna reta e o ombro relaxado. Feito isso, respire fundo e se concentre para meditar.

Exercício 8

Sente-se no chão e estique as pernas, deixando a coluna reta. Feito isso, incline-se para frente e tente tocar nos pés com suas mãos, sem curvar a coluna. Respire fundo, mantendo a postura.

Exercício 9

Sente-se na cama e cruze as pernas. Depois, coloque a mão direita sobre o joelho esquerdo e sua mão esquerda atrás do quadril. Em seguida, gire o tronco delicadamente, mantendo a coluna esticada. Respire fundo e repita o movimento com o outro lado.

Exercício 10

Deite-se no chão e encoste os pés na parede. Feito isso, apoie os braços do lado do corpo, mantendo-os relaxados. Respire fundo e estufe o peito, enquanto isso.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista.

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Fonte: Saúde Natureza

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