Início » Descubra quais são os melhores remédios caseiros para o Tratamento da Insônia

Descubra quais são os melhores remédios caseiros para o Tratamento da Insônia

Os remédios caseiros possuem uma ação mais natural para o corpo do que os remédios vendidos na farmácia. Uma outra vantagem é que eles também não causam nenhum tipo de dependência.

Por isso, os tratamentos naturais, tais como a valeriana, o lúpulo e a erva-cidreira, por exemplo, são excelentes alternativas para estimular o sono e combater a insônia.

Além dos remédios caseiros, também é aconselhado adotar outras medidas que facilitem o sono, como evitar ter luzes azuis no cômodo ou não realizar atividades estimulantes nos 30 minutos anteriores à hora de dormir.

Veja agora quais são os melhores remédios caseiros para o tratamento da insônia:

Valeriana

Ingredientes:

3 gramas de raiz de valeriana seca

300 ml de água

Modo de Preparo:

Coloque a água e a raiz de valeriana para ferver ao fogo médio por 10 a 15 minutos. Depois, retire do fogo e coe. Deixe amornar e beba 1 xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.

Além do chá, a valeriana também pode ser consumida na forma de suplemento, devendo ser ingerida na dose de 300 a 900 mg do extrato de 0,8%. Esta dosagem pode precisar ser adaptada por um fitoterapeuta ou médico, de acordo com a gravidade da insônia e outras características da pessoa.

Atenção: a valeriana deve ser utilizada com precaução em grávidas e pacientes com algum tipo de problema no fígado.

Lúpulo

Ingredientes:

1 colher (de chá) de lúpulo

1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Adicione o lúpulo à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois coe e tome a seguir, 30 a 60 minutos antes da hora de dormir.

Atenção: este chá não deve ser utilizado na gravidez sem supervisão de um médico ou fitoterapeuta.

Erva-Cidreira

Ingredientes:

2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira

500 ml de água fervente

Modo de Preparo:

Coloque a erva-cidreira num bule e cubra com água fervente. Tampe, deixe amornar e coe. Beba a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir. A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas. Nestes casos, a dose deve ser sempre adequada por um médico ou fitoterapeuta.

Atenção: a erva-cidreira não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação sem orientação do médico.

Passiflora

Ingredientes:

6 gramas de passiflora

1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Junte a água com a passiflora e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixe esfriar, coe e beba cerca de 30 minutos antes de dormir. Muitas vezes, a passiflora pode ser adicionada no chá de valeriana, por exemplo, para obter um efeito mais forte.

Atenção: este chá deve ser evitado em mulher grávidas.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021