Início » Conheça 4 remédios caseiros para tratar a Psoríase

Conheça 4 remédios caseiros para tratar a Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória, crônica, não contagiosa e multigênica que acomete a pele. Ela caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas que, geralmente, aparecem no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Os sintomas dessa condição são cíclicos, ou seja, desaparecem e reaparecem periodicamente. Portanto, o ideal é que as pessoas que sofrem com psoríase façam um acompanhamento regular com um dermatologista.

No entanto, existem outras formas naturais de lidar com esse problema, como potencializar os hábitos de higiene, consumir alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias, como o ômega 3, e recorrer aos remédios caseiros.

Confira agora 4 remédios caseiros que possuem eficácia comprovada e que podem servir como complemento ao tratamento indicado pelo médico para a psoríase:

1. Lavagem com Infusão de Camomila

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de flores de camomila, preferencialmente frescas

500 ml de água fervente

Modo de Preparo:

Junte a água com as flores de camomila e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coe a mistura e deixe esfriar. Por fim, vire a infusão de camomila sobre as placas de psoríase e deixe secar ao ar. Esta lavagem pode ser feita depois do banho ou até 3 vezes por dia.

Outra opção, para os casos mais graves ou com sintomas mais intensos, consiste em mergulhar compressas limpas na infusão e aplicar sobre a pele por 20 a 30 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.

2. Cataplasma de Calêndula

Ingredientes:

3 a 4 flores e calêndula

Modo de Preparo:

Amasse as flores utilizando um almofariz e depois coloque a mistura sobre as placas de psoríase, deixando atuar por 15 a 20 minutos. Por fim, lave a pele com água e deixe secar ao ar.

Atenção: algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade aos óleos essenciais da calêndula, por isso, caso surjam efeitos colaterais, como a sensação de queimação na pele, deve-se retirar a mistura da pele e lavar com água corrente. Não aplique novamente a mistura sobre a pele.

3. Creme Natural de Pimenta Caiena

O creme de pimenta caiena não pode ser feito em casa, mas é uma outra opção natural e bastante comprovada para aliviar os sintomas da psoríase, especialmente a coceira e a vermelhidão, devido a uma substância conhecida como capsaicina presente em sua composição.

Assim, o ideal é procurar um creme de pimenta caiena ou capsaicina, a 0,025% ou 0,075%, em lojas de produtos naturais e aplicar sobre a pele, seguindo as orientações do fabricante ou do médico.

4. Compressas de Babosa

Ingredientes

1 a 2 folhas de babosa

Compressas limpas

Modo de Preparo:

Corte a folha de babosa no sentido do seu comprimento e retire o gel que se encontra no interior com auxílio de uma colher.  Depois, aplique o gel diretamente sobre a área com psoríase, envolvendo-a com uma compressa limpa e algumas ataduras. Deixe atuar durante cerca de 20 a 30 minutos por dia e lave somente com água. Para melhores resultados, deve-se fazer esta compressa até 3 vezes por dia por, pelo menos, 4 semanas.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021