Início » Saiba quais são os principais benefícios do Manjericão e ainda aprenda a plantá-lo em sua casa

Saiba quais são os principais benefícios do Manjericão e ainda aprenda a plantá-lo em sua casa

O manjericão é uma erva aromática muito utilizada na culinária, pois, além de deixar um sabor delicioso e único nos pratos, ele também possui propriedades medicinais muito importantes para a saúde.

Essa erva contém óleos essenciais ricos em antioxidantes e pode servir como anti-inflamatório, antioxidante, analgésico, antipirético, antidiabético, hepatoprotetor, calmante e protetor dos vasos sanguíneos.

Conheça agora os principais benefícios do manjericão para a saúde e, logo em seguida, aprenda a como plantá-lo na sua casa:

Alivia as Dores de Garganta

O manjericão possui ação anti-inflamatória e analgésica, sendo, portanto eficiente para aliviar as dores de garganta. Para isso, basta cozinhar as folhas de manjericão e beber o chá. Outra dica é gargarejar a solução.

Atenção: cuspa o líquido assim que terminar o gargarejo.

Trata os Problemas Respiratórios

Se você sofre com bronquite, asma, gripe, tosse e resfriado, então aposte nas folhas de manjericão. Coloque meio litro de água para ferver numa panela e adicione folhas de manjericão e cravo-da-índia. Depois é só beber para sentir o alívio respiratório. Esse também é um excelente remédio para quem está com gripe.

Combate os Cálculos Renais

O manjericão tem um forte efeito sobre os rins, por isso, ele é uma ótima alternativa para combater os cálculos renais. Faça um suco de folhas de manjericão com mel e beba diariamente durante seis meses. Isso promoverá uma intensa e completa limpeza renal.

Reduz o Estresse

As folhas de manjericão também são eficientes para reduzir o estresse causado pelos afazeres diários, já que possui propriedades calmantes. Para isso, basta preparar e beber o chá.

Alivia as Picadas de Inseto

Por possuir ação antialérgica, as folhas de manjericão aliviam as picadas de insetos. Coloque uma colher (chá) de suco de manjericão sobre a área afetada e deixe agir. Depois de algumas horas, é só repetir esse procedimento novamente.

Outros Benefícios do Manjericão

– Reduz as dores de cabeça;

– Combate as dores oculares e a cegueira noturna;

– Trata as infecções na boca (basta mastigar algumas folhas);

– Melhora a memória;

– Promove a saúde dos nervos;

– Elimina o catarro;

– Alivia as tosses.

Como Plantar a Muda de Manjericão

Plante a semente ou a muda do manjericão num pote médio e deixe que ele receba a luz do sol. Regue regularmente e garanta o solo adubado. Algumas vezes, tenha o costume de podar a haste da planta para estimular o crescimento. Quando o manjericão floresce, o sabor da folha é alterado e ela perde a potência. No entanto, a flor também é comestível e traz alguns benefícios.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021