Início » Conheça diferentes maneiras de desentupir o nariz

Conheça diferentes maneiras de desentupir o nariz

A congestão nasal, ou nariz entupido, surge devido a uma inflamação ou irritação nas mucosas. Essa condição pode ser causada por um resfriado, gripe, alergias respiratórias e até mesmo a sinusite ou rinite crônica.

Por conta do excesso de produção de muco, o nariz fica muito entupido, prejudicando a respiração e causando muito desconforto. Dessa forma, os tratamentos caseiros são muito eficientes para combater o problema, já que eliminam o muco e, assim, descongestionam o nariz entupido. Confira agora alguns deles:

Água Morna e Sal

O lavador nasal é um produto muito utilizado para remover o excesso de muco e secreções nasais, ajudando a desentupir o nariz. No entanto, como pode causar um certo desconforto, ele é mais prático para adultos do que para as crianças.

Para potencializar o efeito do lavador nasal, você pode utilizar a mistura de água e sal, pois ela permite eliminar as bactérias que podem estar piorando a produção de secreções.

Para isso, basta colocar o lavador em uma das narinas, de forma a inserir a água com sal e deixar sair o líquido pela outra narina. Isso vai permitir que a mistura limpe as mucosidades e impurezas presentes nas vias nasais.

Vapor com Eucalipto

Como não provoca nenhum desconforto, a inalação com vapores é uma excelente técnica, podendo, então, ser utilizada em crianças sob a supervisão de um adulto.

O eucalipto é uma planta medicinal que possui ação descongestionante e, por isso, esse método é tão eficaz. A inalação do vapor de eucalipto fluidifica as secreções, ajudando a desentupir o nariz.

Para fazer a inalação basta colocar 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com cerca de 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha de banho sobre a cabeça, para que o vapor fique aprisionado.

Umidificar o Ambiente

A umidificação do ar permite que os tecidos das vias respiratórias fiquem mais hidratadas e menos irritadas, garantindo, assim, o alívio do desconforto e facilitando a remoção das secreções.

Para umidificar o ar, pode-se usar umidificadores; colocar uma toalha molhada ou um balde de água quente no cômodo; ou ligar o chuveiro no banheiro e respirar o vapor, por exemplo.

Beber muita Água

A ingestão de água é muito importante para manter as secreções mais fluidas e fáceis de eliminar, portanto, deve-se beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Para isso, pode-se comer alimentos com grande quantidade de água, como gelatina, sopas ou ingerir sucos naturais, por exemplo.

Além disso, você também pide substituir a água por chás, principalmente aqueles com propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelã, por exemplo.

Alimentos Ricos em Vitamina C

Além de ser um poderoso antioxidante, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo as gripes e os resfriados e também acelera a recuperação do corpo. Alimentos como o abacaxi, laranja, limão ou tangerina possuem uma grande quantidade dessa substância e, portanto, são excelentes para o consumo.

Desentupindo o Nariz do Bebês

Devido ao pequeno diâmetro das suas narinas, é comum o entupimento nos bebês e isso pode causar muito desconforto. O que se pode fazer nesses casos é:

– Usar soro fisiológico para lavar as narinas do bebê ou até mesmo água do mar, que pode ser comprada em farmácias, aplicando algumas gotas em uma das narinas e sugando com um aspirador nasal;

– Realizar uma suave massagem da parte de cima do nariz para a parte de baixo;

– Colocar um travesseiro alto por baixo do colchão do bebê para facilitar a respiração;

– Levar o bebê para o banheiro e deixar o chuveiro ligado com água morna, mantendo a porta e a janela do banheiro bem fechadas para o vapor não sair. Ao respirar este vapor de água, a secreção fica mais fluida e a criança tem mais facilidade em assoar o nariz.

Atenção: não utilize a aromaterapia com eucalipto em crianças, pois pode provocar uma crise de bronquite.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021