Início » Saiba como descobrir se os sinais do seu corpo indicam Sarampo

Saiba como descobrir se os sinais do seu corpo indicam Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, causada por um vírus, conhecido como Measles morbilivirus. Ele afeta, principalmente, as crianças durante o primeiro ano de vida, mas também pode atingir maiores de 1 ano ou adultos que não tenham sido vacinados.

A transmissão dessa doença ocorre quando a pessoa contagiada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Dessa forma, a única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina.

Os sintomas iniciais do sarampo são muito semelhantes aos da gripe ou resfriado e, por isso, podem ser confundidos. No entanto, em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como as manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Principais Sintomas do Sarampo

– Febre;

– Tosse;

– Irritação nos olhos;

– Dor de garganta;

– Nariz escorrendo ou entupido;

– Dor muscular;

– Mal-estar intenso;

– Cansaço excessivo;

– Manchas vermelhas na pele, que se espalham pelo corpo;

– Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho.

Confirmação do Sarampo

Se você identificou estes sintomas e suspeita de sarampo, o aconselhado é utilizar máscaras ou pano limpo para proteger sua boca e evitar que a doença contagie outras pessoas.

Além disso, você deve consultar imediatamente um médico para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas do sarampo são muito parecidos com os de outras doenças, como a rubéola, catapora, roséola e até mesmo algumas alergias.

Tratamento do Sarampo

Ainda não há um tratamento específico para o sarampo, por isso, as orientações médicas são feitas no intuito de aliviar os sintomas, através de repouso, hidratação e uso de medicamentos como o Paracetamol.

Vale ressaltar que é preciso evitar o uso de medicamentos sem a orientação médica e, portanto, se você apresentar os sintomas, é necessário procurar os serviços de saúde o quanto antes.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021