Início » Conheça os principais tratamentos para o Nervo Ciático Inflamado

Conheça os principais tratamentos para o Nervo Ciático Inflamado

O nervo ciático ou nervo isquiático é caracterizado como o maior nervo do corpo humano. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, além dos músculos posteriores da coxa e os músculos da perna.

Esse nervo se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos e parte posterior da coxa e, quando chega no joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, até chegar aos pés.

A dor ciática é decorrente da compressão ou inflamação deste nervo e causa sintomas como dor intensa, formigamentos e pontadas por todo a extensão do nervo ciático no corpo.

Sintomas da Inflamação no Nervo Ciático

– Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé;

– Fraqueza em uma ou nas duas pernas;

– Dificuldades para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição;

– Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada;

– Dor que piora ao ficar muito tempo parado.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito pelo médico ortopedista ou fisioterapeuta com base nos sinais e sintomas. Pode ser feito também um teste que consiste em comprovar a alteração do nervo.

Esse teste é realizado com o paciente deitado de barriga para cima. O profissional pede que ele levante a perna esticada da maca. Dessa forma, se houver dor ou sensação de formigamento, o teste indica compressão ciática, mas, se houver dor na outra perna, pode indicar grave alteração na coluna, como uma hérnia de disco, por exemplo.

Além disso, para avaliar a coluna e identificar o que está comprimindo o nervo, são feitos exames de imagem como raio X e ressonância magnética. Caso não haja alterações na coluna, a causa da dor ciática deve ser somente muscular ou da fáscia e o tratamento é bem simples. Porém, se o nervo estiver modificado, é necessário fazer um eletroneuromiograma.

Tratamentos para o Nervo Ciático

Remédios

Os remédios para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, Tramador, Diazepan e alguns relaxantes musculares. Além disso, há também o complexo de vitamina B, que é uma forma mais natural de melhorar a saúde dos nervos do corpo.

Massagem

A massagem com creme hidratante ou óleos essências aliviam as dores e melhoram a movimentação, pois, ao promover o relaxamento dos músculos, ela diminui a compressão do nervo. Essa é uma das melhores opções de tratamento, mas deve ser realiza por um massagista ou fisioterapeuta.

Fisioterapia

As sessões de fisioterapia são indicadas na maioria dos casos e feitas com o uso de aparelhos que reduzem a dor e a inflamação. São realizados exercícios de fortalecimento e alongamentos, além de técnicas manuais para melhorar a irrigação sanguínea do nervo e normalizar o tônus muscular. Além disso, pode ser recomendada também a aplicação de calor localizado para aliviar a compressão.

Alimentação

Para evitar as crises do ciático, deve-se reduzir o consumo de alimentos que podem atenuar a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, tais como a salsicha, linguiça e bacon. Portanto, é preciso adquirir novos hábitos, dando preferência aos alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim.

Tratamento Alternativo

Existem outras opções que podem complementar o tratamento para a inflamação no nervo ciático, como as sessões de acupuntura, reflexologia e a osteopatia, por exemplo. Essas práticas são muito eficientes para aliviar as dores e o desconforto.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021