Início » Conheça 3 tipos de Sinusite e aprenda uma receita natural para cada uma delas

Conheça 3 tipos de Sinusite e aprenda uma receita natural para cada uma delas

Segundo o Ministério da Saúde, a sinusite representa a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Ela pode ser classificada como sinusite aguda ou crônica. No entanto, dentro de cada uma dessas classificações há algumas especificidades, como a infantil, por exemplo.  

Sintomas da Sinusite Aguda

– Dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal);

– Dor forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça;

– Obstrução nasal;

– Presença de secreção amarela/esverdeada ou com sangramento;

– Dificuldade na respiração;

– Febre;

– Cansaço;

– Coriza;

– Perda de apetite.

Sintomas da Sinusite Crônica

– Tosse, que geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita;

– Secreção nas fossas nasais;

– Irritação das vias aéreas.

Existem diversos tratamentos naturais para aliviar os sintomas da sinusite. Um excelente remédio caseiro, que elimina o excesso de secreções, reduz a inflamação e ainda alivia as dores e pressão no corpo, é a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal.

Confira agora outras 3 receitas naturais para combater a sinusite e aliviar os sintomas provocados por essa condição:

1. Remédio Caseiro para Sinusite Aguda

Ingredientes:

5 gotas de óleo essencial de eucalipto

1 colher (chá) de sal

1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Coloque a água fervente numa bacia e adicione as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cubra a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo de 2 a 3 vezes ao dia. Deve-se tomar cuidado para não se queimar.

Atenção: se você não possui o óleo essencial em casa, pode fazer essa inalação mergulhando algumas folhas de eucalipto em água fervente, pois o óleo natural da planta será transportado pelo vapor de água.

Recomendações:

Existem pessoas que possuem mais sensibilidade ao óleo essencial liberado pelo eucalipto e, nesses casos, o uso desse ingrediente pode agravar os sintomas. Caso isso aconteça, deve-se evitar fazer essa inalação.

2. Remédio Caseiro para Sinusite Infantil

Ingredientes:

6 colheres (chá) de flores de camomila

1,5 a 2 litros de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e depois adicione o chá. Em seguida, coloque o rosto da criança sobre a tigela e cubra a cabeça com uma toalha. Deve-se pedir para que a criança respire o vapor por no mínimo 10 minutos. Antes de dormir, também pode-se colocar 2 gotas de óleo essencial de limão no travesseiro para ajudar a dormir melhor.

3. Remédio Caseiro para Sinusite Alérgica

Ingredientes:

5 g de folhas de urtiga

15 g de hortelã

1 copo de água de coco

1 colher (sopa) de mel de eucalipto

Modo de Preparo:

Coloque as folhas de urtiga para cozinhar em uma panela com água. Depois, acrescente as folhas cozinhadas, junto com a hortelã a água de coco e o mel no liquidificador. Bata até obter um suco homogêneo. Beba 2 vezes por dia, entre as refeições.

Atenção: em sua forma natural, a urtiga causa reação alérgica e só perde essa capacidade depois de cozida. Por isso, é importante cozinhar as folhas antes de usar.

Recomendações

Estes remédios podem ser utilizados durante cerca de 2 semanas. Porém, se após 7 dias, você não observar nenhuma melhora, procure um médico para avaliar o problema e indicar o melhor tratamento.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021