Início » Refluxo Gástrico: dicas e receitas caseiras para combater esse problema

Refluxo Gástrico: dicas e receitas caseiras para combater esse problema

O refluxo gástrico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, causando sensação de dor e queimação, principalmente após as refeições.

Os principais sintomas dessa condição são a azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas que também pode ocorrer na garganta; dor torácica intensa; tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como pneumonias bronquites e asma.

Maneiras Simples para Tratar o Refluxo Gástrico

– Evitar tomar líquidos durante as refeições;

– Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;

– Mastigar e comer devagar;

– Usar roupas largas que não apertem a cintura;

– Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;

– Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;

– Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;

– Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.

Os remédios caseiros são outras alternativas muito práticas e eficientes para aliviar o desconforto durante as crises. Porém, eles não devem fazer a substituição dos tratamentos indicados pelo médico(a). Por isso, o ideal é utilizá-los como complementos.

Remédios Caseiros para Tratamento do Refluxo Gástrico

Água com Limão

A água com limão é muito utilizada para aliviar a azia e o desconforto provocado pelo refluxo, pois ele possui a capacidade de alcalinizar o ácido gástrico, funcionando, dessa forma, como um antiácido natural. No entanto, para algumas pessoas, essa mistura pode piorar as crises. Por isso, o ideal é que se experimente antes de utilizá-la como tratamento.

Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.

Chá de Gengibre

Devido as suas propriedades e por ser rico em compostos fenólicos, o gengibre é excelente para aliviar a irritação gástrica e também para melhorar a digestão, diminuindo, assim, as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago.

Para usar o gengibre e aliviar o refluxo, pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia.

Chá de Camomila

A camomila é uma planta que funciona como um calmante natural. Ela ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, que são alguns dos fatores que podem desencadear o surgimento de refluxo. Portanto, o recomendado é tomar de 2 a 3 xícaras desse chá por dia.

Suco de Babosa

Graças as suas propriedades, a babosa ajuda a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo a dor e queimação. Além disso, ela também é útil no tratamento da gastrite.

Para preparar este suco, basta abrir duas folhas de babosa e retirar toda a sua polpa, descascar meia maçã e adicioná-las no liquidificador, junto com um pouco de água.  Depois, é só bater bem e beber em seguida.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um produto utilizado até mesmo em remédios antiácidos vendidos nas farmácias, por conta da sua capacidade de diminuir a acidez no estômago, já que ele é um sal alcalinizante natural. Para usar o bicarbonato, deve-se misturar 1 colher de chá do pó em 250 ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021