Início » Vença a dificuldade de dormir com estes remédios caseiros à base de mel

Vença a dificuldade de dormir com estes remédios caseiros à base de mel

O mel proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar do corpo. No entanto, o que pouca gente sabe é que o consumo de mel à noite é eficiente para o combate da insônia.

Esse alimento armazena o glicogênio no fígado durante as horas de sono e ainda evita a liberação do cortisol e da adrenalina, que são hormônios relacionados ao estresse. Sendo assim, ele melhora a qualidade do sono e garante o relaxamento.

Além disso, o mel também possui propriedades que são capazes de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a função cerebral, reduzir o estresse metabólico e ainda fortalecer o sistema imunológico.

Mel e a Melhora do Sono

O mel contribui para a liberação da melatonina, que é um hormônio necessário para a recuperação e reconstrução dos tecidos do corpo durante o repouso. Esse mecanismo também garante uma melhor qualidade do sono.

Ao consumir o mel durante à noite, uma porção de glicose passa para o intestino, por meio da circulação do sangue e do fígado, produzindo, assim, um pico de glicose suave.

Essa elevação induz a liberação controlada de insulina, fazendo com que haja condução de triptofano ao cérebro. Logo depois, o triptofano é convertido em serotonina, um hormônio que promove o relaxamento.

Dessa forma, quando o ambiente está escuro, a serotonina é convertida em melatonina na glândula pineal e, assim, há uma redução da temperatura corporal e ativação do sono. Portanto, o mel é eficaz no combate à insônia.

Agora que você conhece os benefícios do mel, confira algumas receitas que ajudam a potencializar o efeito desse ingrediente e, dessa maneira, garantem melhorias para as noites de descanso:

Mel e Camomila

Ingredientes:

1 colher (chá de mel)

Camomila ou flor de laranjeira

Modo de Preparo:

Faça uma infusão com a camomila ou as flores de laranjeira. Ainda quente, adicione uma colher de mel e misture bem. Beba antes de dormir.

Mel e Leite

Ingredientes:

2 colheres (chá) de mel

1 xícara de leite morno (você pode substituir o leite de vaca por um leite vegetal, como o de gergelim)

Modo de Preparo:

Adicione as duas colheres de mel na xícara com o leite de sua preferência, seja o de vaca ou vegetal. Misture bem. Beba, ainda quente, um pouco antes da hora de dormir.

Mel e Laranja

Ingredientes:

½ copo de suco de laranja

2 colheres de mel

½ copo de água

Modo de Preparo:

Esquente a água. Quando ela estiver morna, misture- a no copo com o suco de laranja. Em seguida, adicione as 2 colheres de mel e beba antes de dormir.

Mel e Hortelã

Ingredientes:

1 colher (chá) de mel

1 xícara de chá de hortelã

Modo de Preparo:

Primeiro, prepare o chá com as folhas de hortelã. Quando ele estiver morno, acrescente o mel e misture. Beba antes de se deitar.

Mel e Lavanda

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de mel

5 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de Preparo:

Misture as 2 colheres de mel com as 5 gotas do óleo essencial de lavanda. Em seguida, adicione 1 ou 2 colheres (sopa) desta mistura numa banheira com água quente e desfrute de um banho relaxante por 10 ou 15 minutos.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021