O leite de vaca é muito famoso por conta do seu teor de cálcio. No entanto, você sabia que existe um outro produto natural muito mais saudável e que contém uma quantidade de cálcio muito maior que ele?
O gergelim, também conhecido como sésamo, é rico em proteínas e ácido fólico, muito importante para a formação de glóbulo vermelhos. Ele contém uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico, como as gorduras insaturadas, por exemplo, que são eficientes para a redução do colesterol.
Além disso, essa semente é muito benéfica para os músculos e o cérebro, e se você ainda acha pouco, ela possui também, lecitina, uma substância utilizada pelo sistema nervoso e circulatório, que ajuda na composição da membrana celular, sendo assim responsável pela formação dos nossos tecidos orgânicos.
Propriedades do Gergelim
O gergelim contém 15 aminoácidos diferentes, no qual há uma elevada quantidade de metionina. Em sua composição, ainda há a presença das vitaminas E, B1 e B2, além de minerais e oligoelementos diversos, tais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre cromo. A quantidade de cálcio presente em sua composição é muito alta e, graças as mucilagens presentes, essa semente possui uma ação laxante suave.
O óleo de gergelim, é rico em ácidos graxos insaturados e apresenta alguns constituintes secundários importantes, como o sesamol, que possui valor antioxidante e confere a esse óleo uma elevada estabilidade química.
Dessa forma, quando comparado aos demais óleos de origem vegetal, o óleo de gergelim é o que possui maior resistência à oxidação, devido a todas essas propriedades já mencionadas.
Benefícios do Gergelim
– Combate os problemas nervosos;
– Reduz o estresse, a melancolia e a irritabilidade;
– É um excelente complemento nutritivo;
– Evita o esgotamento nervoso ou mental;
– Combate a insônia;
– Reduz os níveis de colesterol no sangue;
-Previne o infarto e derrame;
– Evita a sobrecarga física.
Leite de Gergelim
O leite de gergelim é muito fácil de preparar e possui a vantagem de ser muito rico em cálcio. Além disso, ele não possui lactose, sendo uma excelente alternativa para as pessoas que possuem intolerância a essa substância.
Um outro benefício é que esse leite também é rico em magnésio, um mineral essencial para a absorção do cálcio no organismo e, por conta disso, ele é considerado uma fonte de cálcio muito superior ao leite de vaca.
Agora que você já sabe todas as propriedades e benefícios dessa semente, aprenda a como preparar o Leite de Gergelim:
Receita do Leite de Gergelim
Ingredientes:
1 xícara de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)
3 xícaras de água filtrada ou mineral
Modo de Preparo:
Deixe o gergelim de molho na água de 8 a 12 horas. Passado esse período, jogue a água fora e fique só com as sementes hidratadas. Bata no liquidificador com 3 ou 4 xícaras de água (a quantidade vai depender se você quer um leite mais grosso ou não). Coe e está pronto o leite de gergelim. Guarde na geladeira e consuma em até 24 horas. Se quiser adoçar, use mel (se não for diabético) ou estévia pura. Com a sobra que ficou depois de coar o leite, você pode fazer o “queijelim”, a ricota de gergelim. É só temperar com o que você quiser (alecrim, orégano, salsinha, azeite e sal, por exemplo).
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza