Início » Saiba quais são os 10 hábitos que prejudicam a saúde do seu cérebro

Saiba quais são os 10 hábitos que prejudicam a saúde do seu cérebro

O cérebro é responsável por coordenar todas as atividades vitais do corpo. Dessa forma, para que o organismo desempenhe suas funções corretamente, é extremamente importante o cuidado com a saúde desse órgão.

Problemas de memória, a falta de concentração e a perda da cognição são sinais de que a capacidade cerebral está baixa. A solução para preservar e garantir um melhor desempenho do cérebro pode estar em simples mudanças na rotina.

Portanto, é necessário conhecer quais são os hábitos que prejudicam a saúde do cérebro e, assim, adquirir novas práticas que estimulem o bom funcionamento desse órgão.

Confia agora a lista com os 10 principais hábitos que prejudicam o cérebro:

Pular o café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois permite que o organismo seja abastecido de nutrientes para realizar melhor as suas atividades diárias. É por conta disso que pular essa refeição pode prejudicar as funções e o desempenho cerebral.

Comer e Beber em Excesso

O excesso de ingestão de líquidos e alimentos pode diminuir a absorção de nutrientes pelo corpo e ainda afetar as artérias do cérebro e do coração. Portanto, é preciso investir em uma dieta balanceada e beber, no mínimo, de 6 a 8 copos de água por dia, mas sem exagerar muito na quantidade ou beber tudo de uma só vez.

Fumar

A nicotina presente no tabaco estimula a produção de dopamina, que é um dos maiores mediadores químicos. Ela causa dependência e a sua falta deixa o indivíduo mais nervoso e irritado.

Além disso, o acetato de chumbo, presente no cigarro, possui efeito acumulativo no organismo, podendo provocar sérios danos ao cérebro e contribuindo para o desenvolvimento de câncer.

Açúcar em Excesso

O consumo excessivo de açúcar está relacionado com diversas doenças, como a diabetes, por exemplo. Em grandes quantidades, esse alimento impede a absorção de proteínas e nutrientes, causando, assim, a destruição e deformação cerebral.

Exposição à poluição

Mesmo que não tenhamos como controlar o ar que entra nos pulmões, é importante estar ciente de que a poluição, presente principalmente em grandes cidades, pode provocar a falta de oxigenação no cérebro, causando prejuízos no seu funcionamento. Por isso, sempre que puder, evite estar em ambientes muito poluídos.

Dormir Pouco

O sono é essencial para que o cérebro descanse e não fique tão sobrecarregado. Portanto, dormir menos que o necessário (de 9 a 11 horas por dia) causa impactos negativos no desempenho intelectual, na memória e na concentração.

Dormir com a Cabeça Coberta

O hábito de dormir cobrindo a cabeça faz com que haja um aumento na concentração de dióxido de carbono e diminuição de oxigênio, podendo causar danos ao cérebro.

Estudar / Trabalhar Doente

Estudar ou trabalhar demais quando se está com a imunidade baixa acaba por forçar demais o cérebro. O ideal é permitir que todo o corpo descanse, inclusive esse órgão, para que, assim, o organismo se recupere mais rápido.

Falta de Estímulo

O descanso em excesso também pode ser prejudicial, já que o cérebro precisa ser constantemente estimulado para desempenhar melhor suas funções. Portanto, as práticas de leitura, conversas e jogos são muito benefícios e estimulam as atividades cerebrais.

Não Socializar

A interação é uma das melhores maneiras de promover e intensificar a saúde cerebral. Portanto, procure interagir com as pessoas e falar sobre assuntos que lhe interessam, já que o isolamento pode causar diversos prejuízos.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021