Início » Aprenda alguns tratamentos naturais para diferentes tipos de Tosse

Aprenda alguns tratamentos naturais para diferentes tipos de Tosse

A tosse surge como consequência de um processo irritativo, sendo, dessa forma, um reflexo natural do aparelho respiratório. Ela pode vir acompanhada de secreção (tosse produtiva) ou pode não aparecer nenhum catarro (tosse seca).

Existem excelentes opções de tratamentos caseiros para eliminar essa incômoda condição, tais como o suco de guaco com cenoura, o chá de gengibre com limão, o chá de urtiga, entre outros.

Confira agora as receitas de poderosos remédios caseiros para combater e eliminar os diferentes tipos de tosse:

Tratamento para a Tosse Alérgica

Por possuir propriedades calmantes e proporcionar alívio na garganta, algumas plantas medicinas, tais como a urtiga, rorela e tanchagem são muito eficientes para aliviar a tosse alérgica.

Para fazer o chá de urtiga, por exemplo, é necessário colocar 1 colher de sopa de folhas de urtiga em 200 mL de água e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida basta coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Caso haja necessidade, pode-se adicionar 1 colher de mel para adoçar.

Tratamento para a Tosse com Catarro

Ingredientes:

5 folhas de guaco

1 cenoura

2 ramos de hortelã

1 colher (chá) de mel

Modo de Preparo:

Para fazer o suco, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coe e adoce com 1 colher de chá de mel. Beba 20 mL do suco várias vezes ao dia.

Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o xarope de cebola e alho, que ajuda a liberar o catarro e fortalece o sistema imune, pois possui propriedades expectorantes e anti-sépticas.

Tratamento para a Tosse no Bebê

Existem ótimos tratamentos naturais que controlam a tosse do bebê, como o xarope de cenoura e o chá de cascas de cebola, por exemplo. Para fazer o chá, é preciso colocar as cascas de 1 cebola grande em 500 mL de água e deixar ferver. Em seguida, basta coar e oferecer ao bebê em pequenas quantidades quando estiver morno.

Outra dica é colocar algumas gotas de soro fisiológico no nariz do bebê antes dele mamar e limpar o nariz com um cotonete próprio para bebês, o que também ajuda a aliviar a tosse.

Tratamento para a Tosse Seca

Ingredientes:

140 g de raiz de gengibre

Suco de 2 limões

½ litro de água

Modo de Preparo:

Para preparar este remédio deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida à metade do volume inicial. Depois, desligue o fogo, coe e acrescente o suco dos limões. Para adoçar, pode ser adicionada 1 colher de chá de mel. Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021