Início » Saiba como aliviar as Dores de Ouvido

Saiba como aliviar as Dores de Ouvido

Muito comum em crianças, a dor de ouvido pode ser causada por uma infecção por fungos, vírus ou bactérias, por lesões na orelha (ouvido) ou até mesmo ser um reflexo de problemas em outras regiões do corpo, como inflamação na garganta, por exemplo.

Os principais sintomas incluem as dores (que podem ser muito intensas), a coceira, sensação de corpo estranho, zumbido, perda da acuidade auditiva, secreção purulenta, febre e perda de apetite.

Como muitas vezes as crianças não conseguem relatar os problemas, é preciso ficar atento se ela esfrega ou puxa a orelha, se não reage a sons, se estiver com a temperatura de 38ºc ou mais, se ficar irritada, se não conseguir dormir e nem se alimentar e também se ela mostra sinais de perda de equilíbrio.

Existem muitos tratamentos com o foco no alívio dessas dores. Uma boa dica é cobrir a região com um pano aquecido. Isso causará uma vasodilatação que reduzirá a dor.

Além disso, remédios como azeite, alho ou camomila também são eficazes nesse objetivo. Portanto, confira dois remédios caseiros muito potentes que utilizam estes ingredientes:

Solução com Verbasco ou Camomila

Ingredientes:

Chá de camomila ou chá de verbasco

Algodão

Modo de Preparo:

Prepare um chá de camomila ou de verbasco e molhe um pedacinho de algodão usando um conta-gotas. Esprema para retirar o excesso e, em seguida, tampe o ouvido colocando o pedaço de algodão. .

Solução de Azeite e Alho

Ingredientes:

1 cabeça de alho

Azeite

Algodão

Modo de Preparo:

Pique uma cabeça de alho e coloque num recipiente com azeite (suficiente para o cobrir). Depois, tampe e aqueça em lume brando durante cerca de uma hora. Deixe esfriar, coe e guarde na geladeira, num frasco de vidro fechado. No momento de utilizar, basta aquecer umas gotas numa colher de metal. Depois, teste a temperatura e molhe uma bolinha de algodão no líquido. Por fim, coloque o algodão na entrada do canal auditivo.

Recomendações

– Não é recomendado colocar azeite, alho ou qualquer outro ingrediente dentro do canal auditivo;

– É mais seguro o uso de algodão embebido com estas soluções;

– Não utilize o algodão muito encharcado;

– Se os sintomas persistirem, procure um médico.

As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021