Início » Estas 10 dicas ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue. Você vai se surpreender!

Estas 10 dicas ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue. Você vai se surpreender!

O excesso de açúcar no sangue, conhecido como hiperglicemia, é um problema que afeta muitos brasileiros e que pode causar muitos prejuízos para a saúde e funcionamento dos órgãos do corpo.

Geralmente, essa condição não gera sintomas, já que se instala de forma silenciosa. No entanto, quando os níveis de açúcar estão muito elevados e isso ocorre de forma persistente, alguns efeitos no corpo são:

Sintomas do Excesso de Açúcar no Sangue

– Sede excessiva;

– Enjoo;

– Sonolência;

– Aumento da vontade de urinar;

– Perda de peso inexplicada;

– Cansaço;

– Dores de Cabeça;

– Fome difícil de saciar;

– Formigamentos nas mãos ou pés;

– Visão embaçada.

Felizmente, alguns alimentos e bebidas podem ajudar no controle desse problema. Confira agora 10 dicas para a redução do excesso de açúcar no sangue:

Manteiga / Pasta de Amendoim

A manteiga ou pasta de amendoim é uma excelente dica para os diabéticos, pois é eficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Ela é rica em óleos de fibras e proteínas saudáveis, ajudando na diminuição da fome e no aumento de energia.

Além disso, esse alimento reduz a gordura corporal, auxilia no ganho de massa muscular e ainda previne as doenças cardiovasculares. No entanto, é preciso moderação no seu consumo.

Vinho Tinto

O vinho tinto ajuda a evitar que os intestinos absorvam muita glicose e, dessa forma, ele reduz os níveis de açúcar no sangue. Essa bebida também regula o colesterol e a pressão arterial, já que relaxa os vasos sanguíneos.

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é uma ótima dica para evitar os picos de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. Para isso, basta adicionar uma ou duas colheres (sopa) de vinagre em um copo de água e beber antes da refeição.

Outra maneira de incluí-lo em sua dieta é colocar um pouco em molhos e sopas. Além disso, você pode misturá-lo com um pouco de azeite e usar essa mistura como um molho para as saladas.

Limão

O suco de limão é eficiente para reduzir o nível de glicose no sangue. Você pode bebê-lo após as refeições. Uma outra opção é espremer o limão na salada, água ou no peixe.

Ovos

Comer dois ovos no café da manhã, diariamente, ajuda a perder peso, pois um dos benefícios desse alimento é que ele garante uma maior sensação de saciedade. Assim, com o apetite controlado, evitamos a ingestão dos alimentos adocicados. Portanto, essa é uma ótima estratégia para diminuir o excesso de açúcar no sangue.

Chocolate Amargo

O chocolate amargo ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, pois evita a liberação excessiva de insulina. No entanto, é preciso se certificar de que ele seja realmente amargo e puro, com a concentração de, no mínimo, 75% de cacau.

Além disso, ele também é eficiente para reduzir a pressão alta, melhorar o fluxo de sangue na corrente sanguínea e ainda garante a proteção do corpo contra o infarto.

Cebola

As cebolas são extremamente saudáveis e possuem diversos benefícios para a saúde, tais como as propriedades antimicrobianas e a eficiência no combate às infecções. Além disso, ela é rica em nutrientes como o cromo e glucoquinina, que ajudam na regulação do açúcar no sangue e no controle da insulina.

Stévia

A stévia é uma planta que pode ser utilizada com um substituto saudável para o açúcar, já que impede os picos de glicose no sangue. Portanto, ela é muito adequada para pessoas com diabetes. Você pode mastigar algumas folhas de stévia fresca para reduzir seus desejos de açúcar ou usá-las como adoçante natural.

Aveia

O consumo de aveia é muito importante para prevenir e controlar os altos índices de glicose no sangue. Ela contém componentes químicos de natureza vegetal, como lignanas e flavonoides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Além disso, a aveia também é rica em fibras e possui uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico e ômega-3 que melhoram a saúde e bem-estar do organismo.

Alho

O alho é um alimento altamente nutritivo para o corpo e possui diversos benefícios para a saúde. Ele é extremamente eficaz na redução do excesso de açúcar, principalmente em pessoas que possuem a diabetes tipo 2.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021