O excesso de açúcar no sangue, conhecido como hiperglicemia, é um problema que afeta muitos brasileiros e que pode causar muitos prejuízos para a saúde e funcionamento dos órgãos do corpo.
Geralmente, essa condição não gera sintomas, já que se instala de forma silenciosa. No entanto, quando os níveis de açúcar estão muito elevados e isso ocorre de forma persistente, alguns efeitos no corpo são:
Sintomas do Excesso de Açúcar no Sangue
– Sede excessiva;
– Enjoo;
– Sonolência;
– Aumento da vontade de urinar;
– Perda de peso inexplicada;
– Cansaço;
– Dores de Cabeça;
– Fome difícil de saciar;
– Formigamentos nas mãos ou pés;
– Visão embaçada.
Felizmente, alguns alimentos e bebidas podem ajudar no controle desse problema. Confira agora 10 dicas para a redução do excesso de açúcar no sangue:
Manteiga / Pasta de Amendoim
A manteiga ou pasta de amendoim é uma excelente dica para os diabéticos, pois é eficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Ela é rica em óleos de fibras e proteínas saudáveis, ajudando na diminuição da fome e no aumento de energia.
Além disso, esse alimento reduz a gordura corporal, auxilia no ganho de massa muscular e ainda previne as doenças cardiovasculares. No entanto, é preciso moderação no seu consumo.
Vinho Tinto
O vinho tinto ajuda a evitar que os intestinos absorvam muita glicose e, dessa forma, ele reduz os níveis de açúcar no sangue. Essa bebida também regula o colesterol e a pressão arterial, já que relaxa os vasos sanguíneos.
Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã é uma ótima dica para evitar os picos de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. Para isso, basta adicionar uma ou duas colheres (sopa) de vinagre em um copo de água e beber antes da refeição.
Outra maneira de incluí-lo em sua dieta é colocar um pouco em molhos e sopas. Além disso, você pode misturá-lo com um pouco de azeite e usar essa mistura como um molho para as saladas.
Limão
O suco de limão é eficiente para reduzir o nível de glicose no sangue. Você pode bebê-lo após as refeições. Uma outra opção é espremer o limão na salada, água ou no peixe.
Ovos
Comer dois ovos no café da manhã, diariamente, ajuda a perder peso, pois um dos benefícios desse alimento é que ele garante uma maior sensação de saciedade. Assim, com o apetite controlado, evitamos a ingestão dos alimentos adocicados. Portanto, essa é uma ótima estratégia para diminuir o excesso de açúcar no sangue.
Chocolate Amargo
O chocolate amargo ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, pois evita a liberação excessiva de insulina. No entanto, é preciso se certificar de que ele seja realmente amargo e puro, com a concentração de, no mínimo, 75% de cacau.
Além disso, ele também é eficiente para reduzir a pressão alta, melhorar o fluxo de sangue na corrente sanguínea e ainda garante a proteção do corpo contra o infarto.
Cebola
As cebolas são extremamente saudáveis e possuem diversos benefícios para a saúde, tais como as propriedades antimicrobianas e a eficiência no combate às infecções. Além disso, ela é rica em nutrientes como o cromo e glucoquinina, que ajudam na regulação do açúcar no sangue e no controle da insulina.
Stévia
A stévia é uma planta que pode ser utilizada com um substituto saudável para o açúcar, já que impede os picos de glicose no sangue. Portanto, ela é muito adequada para pessoas com diabetes. Você pode mastigar algumas folhas de stévia fresca para reduzir seus desejos de açúcar ou usá-las como adoçante natural.
Aveia
O consumo de aveia é muito importante para prevenir e controlar os altos índices de glicose no sangue. Ela contém componentes químicos de natureza vegetal, como lignanas e flavonoides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Além disso, a aveia também é rica em fibras e possui uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico e ômega-3 que melhoram a saúde e bem-estar do organismo.
Alho
O alho é um alimento altamente nutritivo para o corpo e possui diversos benefícios para a saúde. Ele é extremamente eficaz na redução do excesso de açúcar, principalmente em pessoas que possuem a diabetes tipo 2.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza