Início » Saiba tudo sobre a Flor de Lótus e seus benefícios para a saúde

Saiba tudo sobre a Flor de Lótus e seus benefícios para a saúde

A flor de lótus é uma planta aquática flutuante, que floresce sobre a água e pertence ao gênero Nelumbo. Há uma variedade de espécies nas cores brancas, rosas, vermelhas e azuis. Elas, geralmente, crescem em lagoas turvas e lagos raros com exposição direta ao sol.

Significados da Flor de Lótus

A flor de lótus é carregada de muitos significados. No oriente, ela significa pureza espiritual. Já no simbolismo budista, essa planta representa a pureza do corpo e da mente.

Para os antigos egípcios, o significado dessa planta faz referência ao sol, pois o lótus fecha suas flores e afunda na água durante a noite, florescendo lentamente, depois de três dias, no período da manhã até o meio da tarde

Quando está fechada, a flor de lótus simboliza as infinitas possibilidades do homem. No entanto, quando ela está aberta, essa flor representa a criação do universo.

Significado das Cores da Flor de Lótus

Lótus Azul: significa sabedoria e conhecimento, sendo referência para o triunfo de espírito em relação aos sentidos. Como sempre está fechada, nunca revela seu interior.

Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, caracterizando um estado de pureza total e natureza imaculada. Geralmente é representada com 8 pétalas.

Lótus Vermelha: é conhecida como a flor do buda da compaixão, Avalokitesvara. Ela revela a candura e natureza original do coração, correspondendo as suas qualidades como o amor, paixão e compaixão.

Lótus Rosa: às vezes, pode ser confundida com a lótus branca. A lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, pois está relacionada com as personagens divinas, como o é o caso do Grande Buda.

Óleo de Lótus

O óleo de lótus é produzido a partir da extração da flor de lótus e possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Ele não possui apenas uma cor bonita, como também apresenta uma fragrância distinta que é muito útil para tratar distúrbios respiratórios.

Esse óleo é muito utilizado como substância adicional na fabricação de sabonetes de banho e outros produtos de cuidados pessoais, incluindo loções para o corpo.

Além disso, o óleo de lótus é um remédio natural aplicado na aromaterapia, que consiste em uma prática terapêutica que restabelece o equilíbrio e a harmonia pessoal por meio dos óleos essenciais 100% puros.

Benefícios do Óleo de Lótus

– Promove a saúde dos olhos;

– Alivia as dores de cabeça;

– Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer;

– Combate o envelhecimento precoce;

– Nutre e hidrata a pele;

– Estimula a secreção dos sucos digestivos no estômago;

– Aumenta o apetite;

– Estimula a produção de saliva;

– Possui propriedades adstringentes;

– Regula os níveis da pressão arterial;

– É vasodilatador e hipotensor;

– Previne as doenças cardiovasculares;

– Combate os radicais livres;

– Promove o relaxamento do corpo;

– Melhora a concentração.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021