Início » Você conhece os benefícios da Calêndula?

Você conhece os benefícios da Calêndula?

Popularmente conhecida como a planta do bem-me-quer ou mal-me-quer, a calêndula pertence à família da Asteraceae. Ela possui um cheiro doce, tem o crescimento curto (cresce até 80 cm de altura) e apresenta poucas ramificações.

Essa flor de verão tem a cor amarelada e é utilizada para tratamentos medicinais, pois as suas propriedades incluem a ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral e bactericida.

Graças a todas essas funções, a calêndula promove melhorias para a saúde e bem-estar do corpo, garantindo, assim, o equilíbrio e manutenção das funções dos sistemas do organismo. Confira agora os principais benefícios dessa planta:

Principais Benefícios da Calêndula

Combate às Inflamações e Infecções

Por ser um excelente anti-inflamatório, a calêndula combate as infecções e inflamações do corpo. Para garantir esse efeito, ela pode ser consumida como chá ou aplicada topicamente como um creme ou tegumento. Dessa forma, ela alivia os inchaços, as dores e demais sintomas causados por essas condições.

Cicatrização de Feridas

A calêndula contém flavonoides que aceleram a cicatrização de feridas, pois aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada. Assim, ela também estimula a produção de proteínas de colágeno que auxiliam na regeneração.

Proteção aos Olhos

A calêndula é muito utilizada para tratar as condições inflamatórias crônicas do olho. Graças as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e o seu efeito imunológico, essa planta é um eficiente remédio natural para as infecções oculares.

Melhora a Saúde Cardíaca

Na composição da calêndula, há a presença de vários tipos de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir as doenças cardíacas, bloqueios dos vasos sanguíneos, paradas cardíacas e deposição de colesterol. Dessa forma, ela melhora toda a saúde do sistema cardiovascular.

Melhora a Digestão

A calêndula trabalha no interior do corpo, tratando doenças do estômago, bexiga e as úlceras. Além disso, ela também ajuda na prevenção dos riscos de doenças relacionadas ao metabolismo, na limpeza do trato digestivo e nos problemas relacionados à digestão.

Alívio para as Cólicas

As propriedades antiespasmódicas da calêndula reduzem as câimbras e previne os distúrbios do sistema nervoso. Por outro lado, elas também auxiliam na diminuição das dores de cólicas do período menstrual.

Outros Benefícios da Calêndula

– É tonificante;

– Possui a capacidade de regular a menstruação;

– Previne as acnes;

– É ótima para a saúde bucal;

– Protege contra a radiação;

– Combate câncer e artrite;

– Alivia as dores de garganta;

– Combate os sangramentos nas gengivas;

– É capaz de tratar muitas doenças de pele;

– É eficaz para o tratamento da tuberculose;

– Evita o estiramento;

– Estimula a produção de colágeno;

– Desintoxica o trato urinário.

– Auxilia na limpeza do fígado.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021