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Dicas de café da manhã saudável para as pessoas com diabetes

Para as pessoas que possuem diabetes, o café da manhã é essencial, pois os níveis de glicose no sangue podem cair expressivamente por conta da falta de ingestão de alimentos à noite, durante o sono.

Dessa forma, como o diabético se encontra em uma situação mais vulnerável, é preciso escolher alimentos que renovem as energias, mas que não provoque um aumento muito grande dos níveis de açúcar.

Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas de café da manhã para que as pessoas com diabetes comecem o dia com mais energia e também ingerindo alimentos mais saudáveis. Confira:

Frutas e Amêndoas

Se você está com pressa para sair de casa, as frutas e amêndoas são as melhores opções, já que você pode ir comendo no caminho para o trabalho, por exemplo.

Contudo, não são todas as frutas que fazem bem para as pessoas com diabetes. As melhores opções são a maçã e o morango. Já o consumo de amêndoas é excelente, pois melhora o controle glicêmico, principalmente no caso da diabetes tipo 2.

Salsa, Clara de Ovo e Tomate

A proteína encontrada na clara do ovo pode promover a saciedade por mais tempo, o que ajuda a equilibrar a glicemia. Você pode fazer uma omelete com clara de ovo, salsa e tomate: basta misturar e cozinhar um punhado de salsa, 2 claras de ovo, um tomate e meia cebola e depois se deliciar.

Vitaminas

As vitaminas de frutas são alimentos saudáveis e muito práticos. Você pode prepara-las utilizando iogurte desnatado, leite de amêndoas, couve, pepino, morangos, mirtilos e maçãs. Fica a critério do seu paladar. Se desejar, ainda pode acrescentar sementes de chia, linhaça e nozes, pois aumenta a quantidade de fibras e garante maior satisfação.

Iogurte com Baixo teor de Gordura

Para um café da manhã saudável, uma boa dica é encher uma pequena tigela de iogurte grego com amêndoas e frutas, como mirtilos, peras e maçãs.

Sanduíche de Pão Integral

Os diabéticos devem ter cuidado com a ingestão de pão. A melhor escolha são os pães integrais, já que eles contêm fibras que retardam a digestão e, por sua vez, diminuem a liberação de açúcar na corrente sanguínea. Você pode adicionar azeite extravirgem de oliva e fatias finas de maçã no pão, ou, se preferir, combine queijo cottage, pepino, tomate e alface.

Cevada

A cevada é conhecida por sua eficácia em controlar os níveis de glicose no sangue. Por isso, você pode encher um copo de cevada com água e deixar a mistura agindo à noite. Feito isso, despeje o produto numa panela, com 3 xícaras de água e deixe ferver. Em seguida, adicione sal, tampe a panela, desligue o fogo, e deixe esfriar por 20 minutos ou até que a maior parte da água tenha sido absorvida e os grãos estejam macios. Depois é só comer. Você pode adicionar nozes para melhorar o sabor.

Aveia

A aveia contém fibra solúvel, que ajuda o corpo a absorver e quebrar os carboidratos, o que, por sua vez, mantém os níveis de glicose no sangue estáveis.

Além disso, a aveia contém potássio, ácidos graxos ômega 3 e folato e, por isso, é uma ótima opção para um café da manhã saudável. No entanto, na dieta dos diabéticos, ela deve ser ingerida apenas algumas vezes por semana. Você pode misturar aveia com maçã ou morango.

Ovos Mexidos

Os ovos mexidos são um excelente alimento para as pessoas com diabetes e, como café da manhã, é uma das melhoras opções. Basta fritar um ou 2 ovos numa panela antiaderente com um pouco de azeite. Se preferir, você pode comer com uma fatia de torrada integral.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Fonte: Saúde Natureza

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