A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, se alojam fora da cavidade uterina.
Os sinais mais fortes costumam aparecer entre os 25 e 35 anos. Essa doença não possui cura definitiva, mas existem tratamentos que podem melhorar a sua qualidade de vida. Dessa forma, os exercícios físicos e uma alimentação saudável são fundamentais para aumentar a eficácia do tratamento médico.
O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por meio da realização de alguns exames. Portanto, é muito importante o conhecimento acerca dos sintomas que podem indicar a endometriose. Confira os 7 principais:
Cólicas menstruais muito intensas
A dor menstrual mais forte que o normal, em muitos casos, é um dos primeiros sintomas da endometriose. Essa dor é decorrente da presença do endométrio fora do útero: nas trompas, ovários, na bexiga ou intestino.
Durante a menstruação, essa camada interna do útero se desprende, sangra e é eliminada pelo canal vaginal. Assim, nas mulheres com endometriose, durante o período de menstruação, existe o sangramento e uma inflamação nesses outros órgãos, o que gera ainda mais dor.
Como as cólicas são um sintoma natural na vida mulher, é preciso estar atenta se você passar por um período mais doloroso que o habitual. Consulte sempre seu ginecologista.
Dor durante as relações sexuais
A endometriose pode afetar vários órgãos da região pélvica e, por conta disso, o contato sexual com a região inflamada provoca dor. As relações sexuais devem ser momentos prazerosos e nada além disso. Portanto, se há dor, é porque algo não está bem.
As características da dor causada pela endometriose são:
– Trata-se dor cíclica;
– É intensa;
– Aumenta progressivamente;
– Está associada à dor do período menstrual;
– Não apresenta melhora com analgésicos comuns.
Infertilidade
A dificuldade para engravidar é outro sintoma da endometriose, pois a inflamação crônica da pélvis pode impedir a implantação do embrião no útero. No entanto, com o tratamento correto indicado pelo ginecologista, a fertilidade pode ser restabelecida.
Alterações e Dor no Intestino durante a menstruação
Por ser localizados na região pélvica, os intestinos também podem ser afetados pela endometriose. No período menstrual, as lesões causadas por essa condição provocam dor e inflamação nesses órgãos, gerando sintomas como:
– Gases;
– Inchaço;
– Flatulência;
– Cólicas intestinais de forte intensidade;
– Sangue nas fezes;
– Obstrução intestinal (nos casos mais graves).
Dor ao Urinar
Como acontece com os intestinos, a bexiga também está localizada na região afetada pela endometriose e pode sofrer as mesmas alterações nos períodos menstruais.
Dessa forma, você pode sentir dor ao urinar e, inclusive, pode haver sangue presente na urina. Nos casos mais graves, a endometriose pode comprometer os ureteres, que são estruturas que transportam a urina dos rins para a bexiga, podendo até danificar os próprios rins.
Dor Pélvica Crônica
A dor pélvica crônica acontece quando a endometriose afeta os órgãos da pélvis e isso tem um grande impacto na qualidade de vida dessas mulheres, pois interfere nas suas atividades profissionais, pessoais e sexuais.
Portanto, é preciso muita atenção. Se você apresentar algum desses sintomas, não deixe de procurar o seu ginecologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza