Início » Você sabia que seus joelhos dizem muito sobre sua saúde?

Você sabia que seus joelhos dizem muito sobre sua saúde?

A dor no joelho pode surgir devido a diversos fatores, por isso, é preciso estar atento a este sintoma. Independentemente da idade, se seus joelhos doem muito, pode ser que não se trate de ossos ou músculos, mas sim das articulações que conectam os ossos da rótula, por exemplo.

A ingestão de medicamentos, deixar de ir à academia e evitar as escadas são estratégias que servem para esconder a dor ou diminuí-la, mas elas só funcionam de forma temporária. Portanto, é preciso estar mais atento aos sintomas nos joelhos, já que eles podem dar indícios de como está a sua saúde. Saiba como:

Dificuldades para subir as escadas

A dor nos joelhos, ao subir as escadas, pode ser um sinal precoce de uma doença chamada osteoartrite de joelho, que afeta principalmente a cartilagem. Ela é uma doença crônica que também se manifesta com inchaço, calor e limitação de movimentos. As causas do desenvolvimento dessa doença são:

– Idade: é mais frequente em pessoas de meia idade e pode afetar os mais velhos;

– Genética: entre as características hereditárias estão as pernas tortas e os joelhos juntos;

– Peso: a obesidade faz com que as articulações dos joelhos tenham que suportar mais peso;

– Lesões: as mais comuns são causadas através da prática esportiva;

– Uso excessivo: ajoelhar ou agachar, levantar objetos pesados, caminhar demasiadamente.

Estalos

Quando o movimento do joelho faz um pequeno “crack” pode ser que tenha ocorrido um rompimento do menisco, que são dois discos cartilaginosos em forma de C.

Esses discos estão localizados entre o fêmur (osso da coxa), a tíbia (panturrilha) e a rótula (osso central arredondado do joelho) e ajudam a manter a estabilidade do joelho, já que são responsáveis por amortecer os impactos que os ossos da região recebem.

Para evitar danos maiores aos tecidos e músculos, se você tem uma ruptura do menisco, é preciso imobilizar o joelho colocando uma tala e uma gaze na área afetada para estabilizá-lo.

Joelhos Dormentes

O dano no nervo ciático começa na região lombar e desce pela parte posterior de cada perna, causando uma dor tão forte que impossibilita o movimento. A ciática provoca dormência ou formigamento atrás dos joelhos.

O seu médico pode recomendar aplicar calor ou gelo na área que apresenta dor para reduzir a inflamação. Com os cuidados adequados de terapia física, a dor ciática, geralmente, desaparece.

Joelhos Quentes

Os coágulos sanguíneos também causam dor na parte detrás dos joelhos e vêm acompanhados de calor. Eles podem ocorrer por:

– Obesidade;

– Menopausa;

– Fratura de um osso;

– Lesões causadas por uma queda ou um acidente;

– Gravidez;

– Imobilidade.

Sentir calor e dor diretamente na parte detrás do joelho é um aviso de que há um coágulo se formando. Por isso, se você for viajar por várias horas de avião ou carro, é importante manter o movimento das pernas e dos músculos da panturrilha. Além disso, consulte sempre um médico.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021