Início » Descubra os sinais que indicam se seu fígado está inflamado ou não

Descubra os sinais que indicam se seu fígado está inflamado ou não

A inflamação no fígado é ocasionada por diversas condições de saúde como, por exemplo, as hepatites. Dessa forma, essa condição pode provocar um aumento dos riscos de danos graves a este órgão.

O fígado pode ser afetado pela má alimentação, maus hábitos, estresse, emoções reprimidas e contaminações, que se manifestam de muitas formas no corpo. Você vai descobrir agora quais são os sinais que indicam a presença de uma inflamação no fígado:

Problemas de visão

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é um órgão que está diretamente relacionado com a visão, já que ele está localizado no mesmo meridiano que os olhos.

Evidentemente, também existem fatores genéticos e muitas outras questões que influenciam na saúde dos olhos, no entanto, alguns problemas, tais como a miopia, presbiopia e astigmatismo podem ser bons indicativos para a necessidade de uma revisão da situação do seu fígado.

Insônia no período de 1h às 3h da madrugada

Existe um horário especifico em que cada órgão exerce sua atividade máxima, na qual ele se regenera e isso é uma forma que o corpo encontra de combater naturalmente as doenças.

No caso do fígado, esse horário vai de 1h às 3h da madrugada e, por isso, se costumamos acordar nesse período, sem motivo aparente e com frequência, podemos suspeitar de um mau funcionamento hepático.

Pés de Galinha

Por conta da debilidade do fígado, podem aparecer rugas nas laterais e abaixo dos olhos e isso pode coincidir com os problemas de visão. Dessa forma, os pés de galinha, especialmente se forem prematuros, podem ser um sinal de que é preciso prestar mais atenção no fígado.

Problemas Circulatórios

Uma das funções do fígado é fazer a limpeza do sangue e, portanto, o seu bom funcionamento é indispensável para que não haja problemas na circulação. Dessa forma, as varizes e hemorroidas, quando surgidas precocemente, são indicativos de problemas nesse órgão.

Má Digestão

A dificuldade na digestão de alimentos gordurosos pode estar relacionada com o mau funcionamento do fígado, já que ele faz parte do aparelho digestivo e produz a bile que é armazenada na vesícula biliar, sendo extremamente importante na digestão das gorduras. Além disso, a prisão de ventre também pode estar relacionada com problemas hepáticos.

Se você apresentar dificuldades em digerir alimentos gordurosos, é preciso adotar hábitos alimentares mais saudáveis, como comer em porções menores e com maior frequência, e adicionar um pouco de suco de limão nas refeições, pois isso ajudará a digerir melhor os alimentos gordurosos.

Transtornos Menstruais

Como o fígado está relacionado com o sangue, as alterações dos períodos menstruais, as dores, os sintomas pré-menstruais e algumas irregularidades podem estar ligadas aos problemas nesse órgão.

Dor Abdominal

Quando o fígado está inflamado, ele exerce uma pressão para o exterior, causando uma dor em cima das costelas, do lado direito, justamente acima de onde ele se encontra no corpo. Esse incômodo é decorrente da má digestão que também pode causar um inchaço e pressão abdominal.

Enxaquecas

São inúmeras as causas das enxaquecas, mas uma delas pode ser referente aos problemas digestivos e sobrecarga do fígado. Nesse caso, as enxaquecas costumam se apresentar com a menstruação, com excessos de comida ou bebida, ou pelo contato com alguma substância tóxica (fumo do cigarro, contaminação, etc.). Dessa forma, a enxaqueca pode ser o resultado de um enorme esforço que o fígado precisa fazer para desintoxicar o organismo.

Astenia na Primavera

A astenia é a perda ou diminuição da força física. É mais comum que ocorra na primavera e isso pode estar relacionado ao mau funcionamento hepático. Portanto, é preciso reforçar a função desse órgão com alguns remédios naturais ou suco verdes.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021