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Aprenda a preparar um delicioso iogurte caseiro e descubra os benefícios que ele promove à saúde

O iogurte natural é muito saudável, rico em nutrientes e propriedades que garantem diversos benefícios para o corpo, inclusive para a beleza. Diferentemente do que muitos acreditam, o processo de preparo desse alimento é simples, econômico e fácil.

Hoje vamos te ensinar a preparar um delicioso iogurte caseiro, mas, antes, listaremos os principais benefícios que ele proporciona à saúde e bem-estar. Confira:

Benefícios do Iogurte Caseiro

– Não contém aditivos e nem conservantes;

– É de fácil digestão;

– Combate infecções no sistema digestivo;

– Ajuda a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo;

– Auxilia no combate dos problemas de diarreia;

– É eficaz contra a prisão de ventre;

– Contém cálcio, magnésio e fósforo;

– Fortalece os ossos;

– Reduz o colesterol;

– Favorece a absorção de gorduras;

– Reduz os efeitos negativos dos antibióticos;

– É um aliado para a saúde da pele, já que proporciona suavidade, regeneração e beleza;

– Atua como um esfoliante para a pele, capaz de limpar profundamente os poros e eliminar as células mortas;

– Ajuda a reduzir os riscos de infecções vaginais;

– Contém grande quantidade de potássio;

– Fortalece o sistema imunológico.

Receita do Iogurte Caseiro

Ingredientes:

Leite (a quantidade vai depender de quanto de iogurte desejar);

1 iogurte natural sem açúcar;

Frascos de vidro;

1 colher;

Algum isolante que conserve o calor: jornais, uma caixa de cortiça, algum pano, etc.

Modo de Preparo:

Passo 1: use uma quantidade de leite proporcional à quantidade de litros de iogurte que você deseja preparar. É aconselhável evitar o leite com “baixo teor de gordura”, a menos que você deva utilizar esse tipo de leite.

Passo 2: esterilize os frascos, fervendo-os, incluindo a tampa, em uma panela com água durante 10 minutos, aproximadamente.

Passo 3: ponha uma colher do iogurte natural em cada um dos frascos. Para cada meio litro de leite, uma colher de iogurte.

Passo 4: esquente o leite em fogo baixo até que chegue a 85ºC, mexendo frequentemente com um utensílio limpo, para que não grude no fundo e não queime, conforme for esquentando. Esse processo demora uns 10 minutos, mas o ideal é estar presente para evitar que queime.

Passo 5: retire do fogo e mexa de vez em quando, até a temperatura abaixar a 45ºC, aproximadamente 30 minutos. Se baixar mais de 45ºC, retorne ao fogo até que alcance essa medida.

Passo 6: depois disso, coloque o leite nos frascos, enchendo-os o máximo possível para evitar a formação de ar dentro dos vidros.

Passo 7: mexa bem os ingredientes de modo que o iogurte fique bem incorporado com o leite.

Passo 8: tampe bem os frascos e guarde-os de modo que o calor se conserve. Envolva-os com o jornal ou no material isolante da sua preferência. Deixe que repousem durante toda a noite, sem remover o isolamento e, preferentemente, em um lugar quente.

Passo 9: retire os frascos do isolamento, deixe que repousem por 10 minutos e, posteriormente, coloque o iogurte na geladeira.

Passo 10: deixe o iogurte na geladeira por quatro horas ou até engrossar completamente. O ideal é deixar repousar por até dois dias.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Fonte: Saúde Natureza

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