O iogurte natural é muito saudável, rico em nutrientes e propriedades que garantem diversos benefícios para o corpo, inclusive para a beleza. Diferentemente do que muitos acreditam, o processo de preparo desse alimento é simples, econômico e fácil.
Hoje vamos te ensinar a preparar um delicioso iogurte caseiro, mas, antes, listaremos os principais benefícios que ele proporciona à saúde e bem-estar. Confira:
Benefícios do Iogurte Caseiro
– Não contém aditivos e nem conservantes;
– É de fácil digestão;
– Combate infecções no sistema digestivo;
– Ajuda a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo;
– Auxilia no combate dos problemas de diarreia;
– É eficaz contra a prisão de ventre;
– Contém cálcio, magnésio e fósforo;
– Fortalece os ossos;
– Reduz o colesterol;
– Favorece a absorção de gorduras;
– Reduz os efeitos negativos dos antibióticos;
– É um aliado para a saúde da pele, já que proporciona suavidade, regeneração e beleza;
– Atua como um esfoliante para a pele, capaz de limpar profundamente os poros e eliminar as células mortas;
– Ajuda a reduzir os riscos de infecções vaginais;
– Contém grande quantidade de potássio;
– Fortalece o sistema imunológico.
Receita do Iogurte Caseiro
Ingredientes:
Leite (a quantidade vai depender de quanto de iogurte desejar);
1 iogurte natural sem açúcar;
Frascos de vidro;
1 colher;
Algum isolante que conserve o calor: jornais, uma caixa de cortiça, algum pano, etc.
Modo de Preparo:
Passo 1: use uma quantidade de leite proporcional à quantidade de litros de iogurte que você deseja preparar. É aconselhável evitar o leite com “baixo teor de gordura”, a menos que você deva utilizar esse tipo de leite.
Passo 2: esterilize os frascos, fervendo-os, incluindo a tampa, em uma panela com água durante 10 minutos, aproximadamente.
Passo 3: ponha uma colher do iogurte natural em cada um dos frascos. Para cada meio litro de leite, uma colher de iogurte.
Passo 4: esquente o leite em fogo baixo até que chegue a 85ºC, mexendo frequentemente com um utensílio limpo, para que não grude no fundo e não queime, conforme for esquentando. Esse processo demora uns 10 minutos, mas o ideal é estar presente para evitar que queime.
Passo 5: retire do fogo e mexa de vez em quando, até a temperatura abaixar a 45ºC, aproximadamente 30 minutos. Se baixar mais de 45ºC, retorne ao fogo até que alcance essa medida.
Passo 6: depois disso, coloque o leite nos frascos, enchendo-os o máximo possível para evitar a formação de ar dentro dos vidros.
Passo 7: mexa bem os ingredientes de modo que o iogurte fique bem incorporado com o leite.
Passo 8: tampe bem os frascos e guarde-os de modo que o calor se conserve. Envolva-os com o jornal ou no material isolante da sua preferência. Deixe que repousem durante toda a noite, sem remover o isolamento e, preferentemente, em um lugar quente.
Passo 9: retire os frascos do isolamento, deixe que repousem por 10 minutos e, posteriormente, coloque o iogurte na geladeira.
Passo 10: deixe o iogurte na geladeira por quatro horas ou até engrossar completamente. O ideal é deixar repousar por até dois dias.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza