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Combata a Síndrome do Transtorno Pré-Menstrual (TPM) com estes 7 truques fantásticos

A Síndrome do Transtorno Pré-Menstrual, popularmente conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas que antecedem a menstruação e é causada por alterações hormonais.

Os sintomas mais comuns são: irritação, alteração de humor, inchaço e cólica. Na maioria das vezes, esses fatores atrapalham até mesmo a realização de tarefas diárias básicas.

Felizmente, existem alguns truques que combatem a TPM de forma eficaz. Confira agora as 7 dicas para não sofrer com esse problema que afeta diversas mulheres:

Coma Abacaxi

A bromelina, presente no abacaxi, é um importante complexo de enzimas que facilita a digestão das proteínas. Isso reduz o desconforto no estômago causado pela TPM.

Além disso, incluir essa fruta nas bebidas também pode ajudar no alívio das dores, pois ela reduz a retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea. Recomenda-se consumir um copo (150 gramas) de abacaxi alguns dias antes do período menstrual. Se você não gosta do gosto do abacaxi, pode incluí-la nos sucos verdes.

Massagens

As massagens circulares na área da parte inferior do abdômen são eficientes para combater a TPM. Você pode aplicar uma pequena pressão na área com uma compressa quente ou fazer uma massagem com óleos naturais. Confira a receita:

Ingredientes:

1 colher (chá) de óleo de amêndoa doce (5 g)

1 colher (chá) de óleo de canela, gerânio ou óleo de gengibre (5 g)

Modo de Preparo:

Misture os dois óleos na palma das mãos e faça as massagens sempre em sentido circular.

Redução das Refeições

O inchaço da barriga é um dos sintomas da TPM e esse desconforto acaba tornando a rotina diárias mais difícil. A solução para esse problema, é reduzir as porções nas suas refeições. Com ingestões pesadas, há o grande consumo de carboidratos e isso aumenta a sensação de dilatação abdominal.

Nos dias em que estiver com TPM, tente evitar comer em abundância, escolhendo alimentos mais saudáveis e nutritivos. Para não sentir fome, tente comer mais vezes durante o dia (5 ou 6 vezes), mas em pequenas porções. Além disso, evite o consumo de sal, café, chocolates, cítricos e gordura.

Chá de Camomila

O chá de camomila contém propriedades analgésicas e emolientes que reduzem o desconforto e por isso é tão eficiente combater a TPM. Além de ser delicioso, esse chá garante um grande alívio se você o beber quente. Tome sempre que sentir dor ou um resfriamento na barriga.

Exercícios

Durante a TPM, muitas mulheres optam pelo repouso absoluto. No entanto, a prática de exercício é bastante eficaz no combate ao transtorno pré-menstrual. A recomendação é que você realize uma atividade tranquila, como fazer caminhadas, por exemplo.

Adquira Hábitos Mais Saudáveis

Alguns hábitos podem potencializar os sintomas da TPM, por isso são necessárias algumas mudanças para diminuir os efeitos desse transtorno. Dessa forma, você pode reduzir o consumo de álcool, cigarros e até mesmo de café, já que todos esses produtos podem piorar o desconforto antes do período menstrual, especialmente as dores.

Reduza o Estresse

Durante a TPM, a mudança de humor e a irritação são sintomas muitos característicos desse período. Portanto, ficar o mais relaxado possível é um ótimo truque para combater esse transtorno. Para isso, você pode recorrer a algumas técnicas:

– Leia um pouco antes de ir dormir;

– Pratique ioga, pois além de te ajudar a ter uma melhor elasticidade, também ajuda a seu corpo a obter mais energia ao longo do dia;

– Selecione uma boa playlist musical para ouvir durante o dia.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Fonte: Saúde Natureza

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