Início » Aprenda a receita de 3 xaropes caseiros eficazes para o tratamento da Tosse

Aprenda a receita de 3 xaropes caseiros eficazes para o tratamento da Tosse

Os xaropes são soluções que contêm grande quantidade de açúcares, com consistência oleosa, na qual é acrescentada uma substância com um princípio ativo que é capaz de tratar diversos problemas. O uso mais comum dos xaropes é para o tratamento da tosse.

A tosse, que pode ser seca ou com muco, é um reflexo involuntário do corpo para eliminar o que se acumula no sistema respiratório. Ela indica a presença de doenças respiratórias como a gripe, alergias, bronquite ou asma. Para o combate desse sintoma existem dois tipos de xaropes:

Antitussígenos: indicados para a tosse sem muco, pois atuam diretamente no sistema nervoso, eliminando as bactérias que causam o desconforto e detendo o refluxo provocado pela tosse.

Expectorantes: é responsável por suavizar e eliminar as secreções que se formam com o muco e que são causas da congestão.  Ele controla também a irritação na garganta e promove a limpeza do trato respiratório.

Uma maneira natural e eficiente de se livrar da tosse é aproveitar a mistura de plantas medicinais, criando seu próprio xarope, sem o uso de produtos químicos, que, eventualmente, causam efeitos colaterais. Preste atenção às receitas e propriedades dos seguintes xaropes caseiros e escolha o que preferir:

Xarope de Eucalipto, Cebola e Limão

Ingredientes:

4 cebolas médias

20 folhas de eucalipto

4 xícaras de água (1 litro)

Suco de 2 limões

1 colher (sopa) de mel (25 g)

Modo de Preparo:

Primeiro, corte as cebolas em pequenos pedaços e coloque-os com as folhas de eucalipto em uma panela de água. Em seguida, deixe ferver por 20 minutos para liberar os compostos. Com a ajuda de uma peneira, coe a mistura e adicione a colher de mel. Deixe esfriar à temperatura ambiente e adicione o suco dos 2 limões. Finalmente, coloque-o em um recipiente, mantendo em um local fresco, e beba 3 colheres de sopa por dia.

Xarope de Linhaça

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de linhaça (30 g)

1 xícara de água (250 ml)

Suco de 1 limão

1 colher de sopa de mel (25 g)

Modo de Preparo:

Primeiro, ponha a água para ferver e adicione as sementes de linhaça. Deixe ferver, para que ela adquira uma consistência viscosa. Em seguida, coe. Depois, adicione o suco de limão e a colher de mel. Finalmente, espere que esfrie e guarde em um recipiente.  A dose recomendada é de 1 colher de sopa por dia até o desconforto desaparecer.

Contraindicação:

Esse xarope não é adequado para crianças menores de 5 anos.

Xarope com Mistura de Ervas

Ingredientes:

4 xícaras de água (1 litro)

1 colher de sopa de camomila (10 g)

2 colheres (chá) de cravos da índia (10 g)

1 colher (sopa) de anis verde (10 g)

1 colher (sopa) de mel (25 g)

Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Para começar, coloque a água em uma panela e deixe ferver. Em seguida, adicione a camomila e o anis. Depois de ferver por 3 minutos, adicione os cravos da índia. Mantenha no fogo por mais 5 minutos. Adicione a colher de sopa de mel e o suco de limão. Ponha-o em um frasco tampado e coloque na geladeira. No dia seguinte, retire da geladeira e deixe à temperatura ambiente. Beba 3 vezes ao dia.

Outras Recomendações

– Evite o cigarro porque irrita e inflama o sistema respiratório;

– Inale vapor para abrir as vias aéreas;

– Mantenha-se bem hidratado para que a muco não fique tão espesso;

– Durante a noite coloque 2 travesseiros para que a cabeça fique alta, pois isso irá ajudá-lo a respirar melhor.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021