Início » Descubra os 8 benefícios do Suco de Cenoura

Descubra os 8 benefícios do Suco de Cenoura

A cenoura é um vegetal muito conhecido pelos benefícios que traz para a pele e para a visão, mas esses não são as únicas vantagens. Ela possui mais de 500 fitoquímicos, quantidade maior do que quase todos os outros alimentos do mundo. Dentre eles, pode-se destacar:

Betacaroteno: garante a cor alaranjada e permite que o fígado o converta em vitamina A (um poderoso antioxidante) que ao “unir-se” às moléculas prejudiciais, as torna inofensivas.

Vitamina A: protege a visão e ainda previne doenças degenerativas (incluindo o câncer).

Alfa Caroteno: é um antioxidante repleto de flavonoides que combate o câncer de pulmão. Para desfrutar de suas propriedades, neste caso, a cenoura deve ser consumida na preparação de cozidos ou refogados.

Outros nutrientes presentes na Cenoura

– Vitamina K;

– Vitamina C

– Fibra;

– Potássio;

– Vitamina B6;

– Manganês;

– Molibdênio;

– Vitamina B1 (tiamina);

– Vitamina B3 (Niacina);

– Fósforo;

– Magnésio;

– Ácido fólico.

Benefícios do Suco de Cenoura

Saúde Oral

Ingerir uma cenoura inteira e crua é bom para limpar os dentes e os molares, mas as propriedades também ficam conservadas se ela for consumida depois de processada.

Esse vegetal fortalece os dentes e gengivas, melhora a circulação sanguínea e impede a aderência de bactérias nos dentes. Além disso, a cenoura contém flúor e impede a ocorrência de cáries, mantendo também uma boa condição do esmalte do dente.

Estimula o Apetite

A cenoura é eficiente para estimular o apetite e, por isso, é uma ótima opção para bebês que estão começando a ganhar os primeiros dentes, ou para idosos, através de mingau ou sopas. Também há comprovação de que pessoas recém-operadas, convalescentes ou que possuem algum problema digestivo podem comer mais depois de beber um pouco de suco de cenoura.

Combate a Constipação

As cenouras contêm uma boa quantidade de fibras que aumentam a quantidade e a qualidade das fezes, ao mesmo tempo que regula o trabalho intestinal. Ela também reduz as dores no estômago que são causadas por intoxicação, acalma o desconforto gástrico e a acidez. É recomendável para as pessoas que possuem gastrite.

Possui Ação Diurética

A cenoura contém muita água em sua composição e, por conta disso, é um ótimo alimento para quem sofre de retenção de líquidos, edema ou problemas renais. Apenas uma xícara do suco de cenoura, em jejum, pode facilitar a expulsão dos cálculos renais.

Restaura os Nervos

Se você sofre com problemas de ansiedade, nervosismo ou estresse, o suco de cenoura é a solução. O fósforo e o potássio, presentes nesse vegetal, são responsáveis por diminuir esses sintomas e ainda possui efeitos energéticos e vitalizantes.

Aliado da Beleza

A cenoura contém pró-vitaminas A que ajudam o organismo na reparação das células do corpo que foram danificadas pela contaminação ou pelo contato com produtos químicos. Dessa maneira, ela é eficiente para fortalecer as unhas, dar brilhos aos cabelos e regular a produção de sebo no couro cabeludo.

Melhora o Leite Materno

A vitamina A e o betacaroteno, encontrados na cenoura, são dois nutrientes que não podem faltar na dieta das mulheres grávidas ou das mães que estão amamentando, já que essas substâncias melhoram a qualidade do leite biológico. Além disso, eles também permitem a produção de uma maior quantidade de leite de acordo com as necessidades da criança.

Melhora a Visão

O betacaroteno protege a retina e previne a ocorrência de cataratas na terceira idade. Recomenda-se o suco de cenoura para as pessoas com perda de acuidade visual e cegueira crepuscular.

Como Preparar o Suco de Cenoura

Para preparar o suco de cenoura você só precisa de 6 pedaços deste vegetal e um copo de água. Descasque e corte em pedaços pequenos e processe no liquidificador com a água até obter uma consistência cremosa.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021