Início » Diga adeus às varizes com estas infusões medicinais

Diga adeus às varizes com estas infusões medicinais

As varizes são veias que se apresentam tortuosas, dilatadas e insuficientes. O local mais comum de ocorrência dessas condições são as penas e pés, já que o fato de ficar em pé ou sentado por um longo período de tempo aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.

O aparecimento das varizes indica que há um problema relacionado à circulação do sangue venoso. Dessa forma, alguns tratamentos naturais são eficientes para o combate desse problema, pois estimulam e melhoram o sistema circulatório.

Hoje vamos compartilhar algumas infusões de plantas medicinais que são muito benéficas para tratar e combater as varizes, além de servirem também para melhorar a circulação. Confira:

Infusão de Hamamelis

Além de combater as varizes, a infusão de hamamelis é eficiente para tratar as hemorroidas e a diarreia, graças aos seus princípios adstringentes. Qualquer tipo de hemorroida leve pode ser tratada com o uso tópico e oral desta planta.

Para preparar a infusão, basta ferver a erva seca durante 3 minutos e, em seguida, deixá-la repousar por mais outros 3 minutos, com o fogo desligado.

Castanheiro da Índia

Essa planta possui propriedades circulatórias muito conhecidas pelo mundo e, por isso, ela é incluída em muitos tratamentos naturais para prevenir as varizes. Graças aos seus componentes, o castanheiro da índia melhora a função venosa e reduz o volume das veias, além de também ser usado para tratar a congestão do fígado e as pernas cansadas.

Para preparar essa infusão, é preciso ferver a planta seca (usa-se o núcleo e o fruto) e, em seguida, deixar repousar por mais 3 minutos.

Cipreste

O cipreste é um excelente remédio vasoconstritor e muito utilizado para fins medicinais. Suas nozes possuem um alto poder adstringente e, dessa forma, são uma excelente solução para as doenças das veias.

Além disso, ele elimina o excesso de líquidos no organismo e também promove a transpiração. Essa infusão é elaborada principalmente com os gálbulos e, em seguida, com os brotos e as folhas.

Aveleira

Muito conhecida por conta do seu delicioso fruto, a aveleira é uma planta muito poderosa. Suas folhas são ricas em taninos e flavonoides, e isso a torna muito eficiente para o combate e prevenção das varizes.

A infusão de aveleira previne a retenção de líquidos, reduz o colesterol, melhora a anemia e combate a osteoporose. Além disso, ela também reduz o estresse e favorece a função intestinal.

Videira

A videira vermelha possui folhas que tonificam as veias ao mesmo tempo em que melhoram as pernas cansadas. Ela é rica em vitaminas e taninos, que melhoram a resistência capilar e ainda combatem a insuficiência venosa.

Para o preparo desta infusão, basta ferver a folhas secas de videira durante 10 minutos e, depois, deixá-la em repouso por mais outros 5 minutos.

Outras Recomendações

– Evite tomar banho com água quente. Opte sempre por água morna ou fria, em especial nas regiões mais afetadas.

– Como a prisão de ventre pode influenciar de forma negativa o funcionamento da circulação, é preciso regular a função intestinal;

– Pratique alguma atividade física e evite o sedentarismo;

– Evite a exposição excessiva ao sol;

– Na hora de dormir, coloque um travesseiro embaixo das pernas para estimular a circulação;

– Beba, no mínimo, de 6 a 8 copos de água por dia.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021