Início » Aprenda a limpar seus ouvidos de forma rápida e segura com estas 9 dicas

Aprenda a limpar seus ouvidos de forma rápida e segura com estas 9 dicas

A cera do ouvido impede a entrada de germes e de pequenos resíduos que passam a barreira da orelha externa, previne infecções, evita a entrada de água e, por essas características, exerce a função de proteção.

Dessa forma, a remoção contínua da cera elimina a defesa natural dos ouvidos. Além disso, é muito perigoso inserir objetos afiados, pois isso pode provocar o ferimento do tímpano e causar surdez.

Contudo, a higiene dos ouvidos é de extrema importância, desde que seja feita da maneira correta. Por conta disso, vamos compartilhar 9 dicas para você limpar seus ouvidos de forma rápida e segura. Confira:

1. Solução Salina

Ingredientes:

½ xícara de água morna (125 ml)

1 colher (sopa) de sal fino (10 g)

1 algodão ou conta-gotas

Modo de Preparo:

Adicione 1 colher de sopa de sal fino a meia xícara de água morna. Misture até que o sal se dissolva completamente e a mistura fique homogênea. Mergulhe um pedaço de algodão nesta solução e jogue algumas gotas na orelha. Também pode usar um conta-gotas. Mantenha a cabeça ligeiramente inclinada, com a orelha voltada para cima. Depois de alguns minutos, incline a cabeça para o lado oposto, para que a solução saia.

2. Água Oxigenada

Ingredientes:

Água Oxigenada

Água filtrada

Algodão

Modo de Preparo:

Misture partes iguais de água fervida e água oxigenada. Mergulhe o algodão na solução e pingue algumas gotas no ouvido. Mantenha a cabeça inclinada e, depois de alguns minutos, vire para o lado oposto para que a solução saia.

3. Óleo de Bebê, Azeite ou Óleo Mineral

Esse tratamento é adequado para tampões de cera. Basta colocar algumas gotas no ouvido para suavizar a cera e deixar o óleo atuar a noite toda. Para evitar que o óleo saia antes de chegar à cera, coloque uma bola de algodão. Na manhã seguinte, retire o tampão de algodão e remova o excesso de óleo.

4. Vinagre e Álcool

Ingredientes:

Vinagre Branco

Álcool

Modo de Preparo:

Misture partes iguais de vinagre branco e álcool. Com a cabeça inclinada, despeje algumas gotas desse preparado no ouvido. Deixe agir por alguns minutos. Em seguida, vire a cabeça para o lado oposto para drenar o líquido.

5. Irrigação

Uma outra maneira apropriada de limpar os ouvidos é injetando água esterilizada com uma seringa. A água deve estar quase quente, à temperatura corporal. Depois de irrigado, é preciso secar bem o ouvido.

6. Atividades cotidianas

Algumas atividades cotidianas são eficientes para as pessoas com a sensação de tamponamento no ouvido, como mascar chicletes ou movimentar a mandíbula até sentir o alívio.

7. Cotonetes

Se você faz uso dos cotonetes, saiba que eles devem ser utilizados apenas para a limpeza da área externa e devem ser inseridos em linha reta. Além disso, é preciso estar atento à profundidade, pois não é seguro que eles cheguem ao ouvido médio (porção interna do tímpano).

É preciso estar ciente de que o uso inadequado de cotonetes pode ser prejudicial, já que há o risco de empurrar a cera e outros contaminantes alojados na parte externa do ouvido para dentro, causando obstruções e infecções.

8. Não Abuse da Limpeza

O excesso de limpeza não é bom, uma vez que a cera é uma defesa natural e garante a proteção do ouvido. Recomenda-se que ela seja feita uma vez por semana, independentemente do procedimento utilizado.

9. Consultas Médicas

A visita periódica ao otorrinolaringologista é sempre conveniente, pois ele pode observar melhor o interior do ouvido e sugerir métodos mais adequados para cada situação.

Recomendação

Nos casos de infecções com sintomas como dor intensa, vermelhidão e febre, não realize nenhuma intervenção e procure o médico imediatamente.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021