A cera do ouvido impede a entrada de germes e de pequenos resíduos que passam a barreira da orelha externa, previne infecções, evita a entrada de água e, por essas características, exerce a função de proteção.
Dessa forma, a remoção contínua da cera elimina a defesa natural dos ouvidos. Além disso, é muito perigoso inserir objetos afiados, pois isso pode provocar o ferimento do tímpano e causar surdez.
Contudo, a higiene dos ouvidos é de extrema importância, desde que seja feita da maneira correta. Por conta disso, vamos compartilhar 9 dicas para você limpar seus ouvidos de forma rápida e segura. Confira:
1. Solução Salina
Ingredientes:
½ xícara de água morna (125 ml)
1 colher (sopa) de sal fino (10 g)
1 algodão ou conta-gotas
Modo de Preparo:
Adicione 1 colher de sopa de sal fino a meia xícara de água morna. Misture até que o sal se dissolva completamente e a mistura fique homogênea. Mergulhe um pedaço de algodão nesta solução e jogue algumas gotas na orelha. Também pode usar um conta-gotas. Mantenha a cabeça ligeiramente inclinada, com a orelha voltada para cima. Depois de alguns minutos, incline a cabeça para o lado oposto, para que a solução saia.
2. Água Oxigenada
Ingredientes:
Água Oxigenada
Água filtrada
Algodão
Modo de Preparo:
Misture partes iguais de água fervida e água oxigenada. Mergulhe o algodão na solução e pingue algumas gotas no ouvido. Mantenha a cabeça inclinada e, depois de alguns minutos, vire para o lado oposto para que a solução saia.
3. Óleo de Bebê, Azeite ou Óleo Mineral
Esse tratamento é adequado para tampões de cera. Basta colocar algumas gotas no ouvido para suavizar a cera e deixar o óleo atuar a noite toda. Para evitar que o óleo saia antes de chegar à cera, coloque uma bola de algodão. Na manhã seguinte, retire o tampão de algodão e remova o excesso de óleo.
4. Vinagre e Álcool
Ingredientes:
Vinagre Branco
Álcool
Modo de Preparo:
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool. Com a cabeça inclinada, despeje algumas gotas desse preparado no ouvido. Deixe agir por alguns minutos. Em seguida, vire a cabeça para o lado oposto para drenar o líquido.
5. Irrigação
Uma outra maneira apropriada de limpar os ouvidos é injetando água esterilizada com uma seringa. A água deve estar quase quente, à temperatura corporal. Depois de irrigado, é preciso secar bem o ouvido.
6. Atividades cotidianas
Algumas atividades cotidianas são eficientes para as pessoas com a sensação de tamponamento no ouvido, como mascar chicletes ou movimentar a mandíbula até sentir o alívio.
7. Cotonetes
Se você faz uso dos cotonetes, saiba que eles devem ser utilizados apenas para a limpeza da área externa e devem ser inseridos em linha reta. Além disso, é preciso estar atento à profundidade, pois não é seguro que eles cheguem ao ouvido médio (porção interna do tímpano).
É preciso estar ciente de que o uso inadequado de cotonetes pode ser prejudicial, já que há o risco de empurrar a cera e outros contaminantes alojados na parte externa do ouvido para dentro, causando obstruções e infecções.
8. Não Abuse da Limpeza
O excesso de limpeza não é bom, uma vez que a cera é uma defesa natural e garante a proteção do ouvido. Recomenda-se que ela seja feita uma vez por semana, independentemente do procedimento utilizado.
9. Consultas Médicas
A visita periódica ao otorrinolaringologista é sempre conveniente, pois ele pode observar melhor o interior do ouvido e sugerir métodos mais adequados para cada situação.
Recomendação
Nos casos de infecções com sintomas como dor intensa, vermelhidão e febre, não realize nenhuma intervenção e procure o médico imediatamente.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza