Início » Saiba como proteger a saúde dos seus rins através desses 6 cuidados básicos

Saiba como proteger a saúde dos seus rins através desses 6 cuidados básicos

Os rins estão localizados abaixo da caixa torácica, um em cada lado da coluna vertebral. Eles apresentam um tamanho aproximado à uma mão fechada em formato de feijão.

Esses órgãos desempenha um papel fundamental para a saúde do corpo, visto que eles são responsáveis pela filtração do sangue e pelo controle do volume de fluidos extracelulares, níveis de eletrólitos e do pH do ambiente interno.

Além disso, os rins participam da liberação de alguns hormônios que regulam a produção de glóbulos vermelhos e são fundamentais para o controle da pressão arterial.

Portanto, é importante adotar hábitos saudáveis que garantam melhorias para o funcionamento desses órgãos para, assim, prevenir o desenvolvimento de doenças. Por isso, vamos compartilhar 6 cuidados básicos que auxiliam a saúde dos rins. Confira:

Dieta Saudável

A alimentação está diretamente relacionada com o bom ou mau funcionamento dos rins. Alimentos processados e açúcares aumentam o risco de dificuldades e infecções. Já os alimentos de origem orgânica, promovem a desintoxicação. Você pode optar por:

 – Aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos;

– Consumir fontes de gorduras saudáveis ​​de ômega 3, como sementes, oleaginosas e peixes azuis;

– Substituir os refinados por grãos integrais;

– Limitar o consumo de carnes vermelhas e alimentos ricos em gordura;

– Evitar a ingestão de salsichas, carnes processadas e bolachas;

– Moderar o consumo de sal e açúcar.

Consumo de Água

A água é um líquido vital para a filtração de toxinas no sangue e para desintoxicar o corpo, através da urina. Portanto, seu consumo diário é um dos hábitos que promovem o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo e é fundamental para a proteção da saúde dos rins.

Você deve beber de 6 a 8 copos de água por dia, consumindo infusões, sucos de frutas ou alimentos ricos em água. Além disso, evite a ingestão de refrigerantes açucarados ou industrializados.

Evitar o Tabaco

Além de ser muito prejudicial para o sistema respiratório, o tabaco também causa patologias crônicas em outros sistemas do organismo. Os compostos tóxicos contidos no cigarro conseguem percorrer a corrente sanguínea, afetando a saúde cardiovascular e renal.

Em geral, os fumantes possuem até três vezes mais chances de desenvolver insuficiência renal em comparação aos não fumantes. Por isso, evite o uso de cigarro e a exposição à fumaça.

Reduzir o Consumo de Medicamentos

A ingestão excessiva de medicamentos farmacêuticos pode acelerar a deterioração da função renal. Por isso, evite o abuso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios de venda livre.

Além disso, consuma os medicamentos apenas quando necessário e sob a supervisão de um especialista, ingerindo somente as doses prescritas. Sempre que puder, opte por tratamentos naturais.

Exercício Físico

A prática regular de exercício físico promove o bem-estar e equilíbrio para todo o corpo, pois ajuda a otimizar as funções do metabolismo, promovendo a eliminação de substâncias que se acumulam no sangue.

Além disso, a atividade física é uma terapia natural que controla a pressão arterial elevada e a retenção de líquidos, dois fatores que impedem o funcionamento dos rins.

Portanto, dedique pelos menos 30 minutos por dia a uma rotina de exercícios. Você pode optar por exercitar-se na sua própria casa, caso não tenha tempo de ir a uma academia ou de fazer caminhadas.

Desintoxicação Renal

Devido à acumulação excessiva de toxinas e a ingestão de muito sódio e gordura, os rins acabam tendo dificuldades em se purificar. Por isso, é preciso adotar um plano de desintoxicação, evitando o consumo de gorduras, açúcares e sal durante o período de limpeza. Além disso, é importante o consumo de infusões com propriedades diuréticas e depurativas, e ainda incluir frutas e sucos desintoxicantes na sua dieta.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021