Início » Saiba o que acontece no organismo com a Falta de Água

Saiba o que acontece no organismo com a Falta de Água

O corpo é basicamente feito por água. Dessa forma, ela é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois auxilia na realização dos processos químicos como a absorção de nutrientes ou a eliminação dos dejetos, por exemplo.

No entanto, ainda que o organismo tenha a capacidade de se limpar por si mesmo, a falta de água pode dificultar essa tarefa e, como consequência, há um aumento no nível das toxinas.

Além disso, isso facilita o surgimento de inflamações, o risco de doenças crônicas, problemas gastrointestinais e uma série de outros sintomas que afetam a qualidade de vida.

Portanto, recomenda-se o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia, que pode ser feito por meio de frutas, sucos naturais, sopas, entre outros. Porém, a ingestão de uma quantidade menor que essa pode provocar desidratação e algumas reações que se manifestam de diferentes formas. Descubra agora as consequências que a falta de água causa no organismo:

Problemas Digestivos

Uma das primeiras reações do corpo à falta de água e devido a desidratação são as dificuldades no trato gastrointestinal. A mucosa do estômago é composta, em sua maioria, por água e, quando há a diminuição da quantidade dessa substância, ocorre também uma acidez no revestimento dessa região, podendo provocar indigestão, queimação e prisão de ventre.

Dores nas Articulações

Quando não consumimos a quantidade necessária de água, as articulações são comprometidas de forma direta. Por isso, o risco de uma pessoa, que possui desidratação crônica, sofrer com problemas como a artrite e outras dores inflamatórias é bem maior. Além disso, a situação pode também afetar os discos vertebrais e ocasionar uma hérnia de disco.

Boca e Pele Secas

Com a desidratação, a delicada camada que recobre a boca fica ressecada e, por não receber umidade suficiente, ela pode descascar. Por outro lado, a pele apresenta alterações em sua produção normal de óleos e, como consequência, fica mais seca e opaca.

Redução do Nível de Energia

Por conta da baixa quantidade de líquidos, o coração tem dificuldades para bombear o sangue e levar o oxigênio para todas as células do corpo. Dessa forma, há a dificuldade em se obter um bom rendimento físico e mental, já que essa condição provoca uma diminuição dos níveis de energia.

Problemas nos Rins

Os rins são responsáveis pela filtragem dos resíduos e pela produção de urina, por conta disso, esses órgãos são totalmente dependentes de água. Os indivíduos que não consomem quantidades adequadas desse líquido possuem altos níveis de toxinas no sangue e tendem a sofrer com a retenção de líquidos e inflamações. Além disso, há um maior risco de apresentarem cálculos renais e problemas no trato urinário.

Problemas de Circulação

A desidratação também causa dificuldades circulatórias e, com o passar dos dias, o sangue pode ficar retido e formar varizes. É muito importante o controle desse problema, pois, a longo prazo, isso pode gerar o aumento do risco de pressão alta, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Perda da Massa Corporal

Um organismo desidratado perde massa muscular de forma significativa, já que os músculos precisam de água para absorver os nutrientes de maneira adequada e conservar sua força. Além disso, também ocorre um maior risco de lesões e flacidez.

Aumenta a Depressão

Um consumo deficiente de água afeta diretamente a saúde emocional. Sua carência nos tecidos aumenta os níveis de cortisol e, além de elevar o nível de estresse, pode provocar fortes episódios de depressão.

Aumento da Fome

A baixa ingestão de água gera um aumento da sensação de fome no organismo. Por conta disso, a melhor solução para esse problema é ingerir alimentos com algum teor de líquido, pois, além de matar a fome, o corpo acaba se reidratando.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Saúde Natureza

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021