O potássio é um nutriente de origem mineral que é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, sendo um dos principais componentes das células.
Ele está diretamente ligado a diversas funções, tais como a contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, entre outros. Além disso, esse mineral também auxilia na prevenção de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A diminuição nos níveis de potássio, conhecida como hipocalemia, pode afetar os nervos e a sua comunicação com as células musculares no sistema digestivo, no coração e demais músculos.
Portanto, é muito importante conhecer os sinais que indicam a deficiência de potássio, já que a sua falta pode causar diversos problemas de saúde. Conheça agora alguns destes sinais:
Cansaço e Fraqueza
Quando há uma queda dos níveis de potássio, as células musculares tendem a demorar para conseguir mais energia. Isso deixa os músculos com dificuldades para se contrair.
Dessa forma, os primeiros sintomas costumam ser as dores musculares, as câimbras e uma fraqueza anormal, que não só afeta os braços e pernas, como também os músculos respiratórios e gastrointestinais.
Além dessa fraqueza, também ocorrem espasmos musculares e a sensação de formigamento ou adormecimento nos músculos. Diante desses sintomas, é necessário procurar imediatamente um médico.
Batimento Cardíaco Irregular
Por tempo prolongado, a falta de potássio pode afetar o funcionamento do coração. Um dos sintomas são as batidas irregulares sem causa aparente e quando se está em repouso.
A deficiência de potássio no sangue pode tornar o coração mais lento e, como consequência, provocar tonturas. Esse ritmo cardíaco irregular também pode vir acompanhado de falta de fôlego, dor no peito e transpiração.
Pressão Arterial Alta
Os fatores que influenciam a pressão arterial são diversos, como o sobrepeso, antecedentes familiares e o consumo exagerado de sal. A concentração de potássio também é um outro determinante para essa condição, pois tanto o excesso quanto a falta desse nutriente podem ocasionar mudanças na pressão.
Câimbras
A atividade e o relaxamento (voluntário ou involuntário) dos músculos dependem do potássio. Com um déficit desse mineral, o músculo se mantém contraído e isso provoca as câimbras. Essa condição é mais comum nos atletas que treinam muito. Uma solução é tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.
Existem alguns alimentos que são ricas fontes de potássio. Por isso, incluí-los em sua dieta é importante para controlar os níveis desse nutriente no sangue e evitar o surgimento dos sintomas citados acima. Entre as opções estão:
Alimentos Ricos em Potássio
– Acelga;
– Banana;
– Batata;
– Repolho;
– Abacate;
– Espinafre;
– Suco de laranja;
– Iogurte desnatado;
– Amendoim;
– Mamão papaia;
– Abóbora;
– Pera;
– Cenoura.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Saúde Natureza